Duas das três empresas baianas suspeitas de fraudes no contrato da construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, doaram cerca de R$ 2 milhões para políticos baianos nas eleições gerais de 2010 e 2014, conforme levantamento feito pelo Bocão News, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram beneficiados tanto oposicionistas quanto governistas.
Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, as empresas Top Engenharia, Paviservice (Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda) e Embratec (Empresa Brasileira de Terraplanagem e Construção Ltda) são investigadas pela prática de cartel, fraude em licitações e pagamentos de propina. A terceira não fez doação nas campanhas de 2010 e 2014.
Conforme o levantamento, foram beneficiadas pela Top Engenharia e Paviservice, os seguintes políticos: Jaques Wagner (R$ 550 mil), Rui Costa (R$ 366 mil), Cacá Leão (R$ 95 mil), Otto Alencar (R$ 130 mil), Leur Lomanto Júnior (R$ 40 mil), Paulo Souto (R$ 50 mil), Sandro Régis (R$ 20 mil), José Rocha (R$ 80 mil), João Leão (R$ 70 mil), Eliana Boaventura (R$ 20 mil), Zezéu Ribeiro (R$ 10 mil), Salvador Brito (R$ 50mil), Walter Pinheiro (R$ 30 mil), Bete Wagner (R$ 10 mil), Mário Negromonte (R$ 50mil), Mário Negromonte Jr. (R$ 50mil), Bebeto Galvão (R$ 15 mil), José Nunes (R$ 15 mil) e Paulo Azi (R$ 25 mil).
A Top Engenharia pertence a uma tradicional família baiana. A empreiteira tem capital social de quase R$ 75 milhões e é responsável pela construção também do aeroporto de Vitória da Conquista.A reportagem do Bocão News tentou falar com Top Engenharia, mas o atendente informou que não havia ninguém para falar sobre o assunto.
Operação PF
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a operação “Tabela Periódica” para apurar cartel, fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro em obras da ferrovia Norte-Sul. A operação cumpre 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva na Bahia, Goiás e mais seis unidades da federação.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a operação, que é um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato e nova etapa da Operação “O Recebedor”, decorre de acordo de leniência que a Camargo Corrêa fechou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com o MPF-GO.
As diligências que estão sendo realizadas nesta quinta têm por objetivo recolher provas adicionais do envolvimento de empreiteiras e de seus executivos na prática de cartel, fraude em licitações e pagamentos de propina a ex-diretores da Valec, relacionados aos contratos de construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, revelados pela Camargo Corrêa. Há indícios iniciais de que possam ter sido afetados pela conduta dessas empresas obras da ferrovia nos trechos entre Tocantins e Goiás, entre Ouro Verde (GO) e Estrela do Oeste (SP) e Ilhéus e Barreiras, na Bahia.
Suspeita-se que a conduta pode ter se iniciado no ano de 2000, tendo durado até 2010, e durante este período chegou a envolver pelo menos 37 empresas, sendo dezesseis participantes efetivas e vinte e uma possíveis participantes.
Fonte:Bocão News/reprodução
0 comentários:
Postar um comentário