terça-feira, 13 de agosto de 2019

Em Salvador: Estudantes protestam no Campo Grande contra cortes na Educação


[Passeata contra cortes na Educação segue com trio na Avenida Sete]
foto:Wagner Souza/BNews/reprodução
Estudantes, professores, integrantes do movimento sindical e políticos protestaram na manhã desta terça-feira no Campo Grande, contra cortes na Educação do governo Bolsonaro. O movimento acontece em mais de 95 cidades. Os protestos também são voltados ao programa do governo federal Future-se. Com o trio elétrico, os manifestantes se concentraram no praça do Campo Grande e seguem pelas ruas do centro da capital baiana. 
O projeto Future-se também foi alvo de críticas. O programa muda regras de financiamento das universidades e permite a captação de recursos próprios, através de parcerias com organizações sociais e a União. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a proposta tem como objetivo aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Criticado pelo novo modelo, o MEC negou que a iniciativa seja uma forma de privatizar o ensino público, mas sim de criar uma nova forma de financiá-lo.
"Nós estamos na luta pela Universidade gratuita, pública e de qualidade. Nós merecemos respeito" , disse a diretora executiva da Aduneb, Lilian Marinho, em discurso no trio. 
Cortes 

Na gestão de Bolsonaro, a pasta da Educação sofreu 6,1 bilhões de reais em bloqueios, de um orçamento total previsto de 25 bilhões de reais.  Recentemente, o MEC anunciou um valor de 348,4 milhões de reais, destinados à produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos e pedagógicos para a Educação Básica. Informações do Bocão News.

0 comentários:

Postar um comentário