sábado, 12 de agosto de 2023

Emails do Planalto: Jair Renan retirou presentes da Presidência com autorização de Bolsonaro

                                          foto:Fabio Vieira/Metrópoles

Filho homem mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan retirou presentes do arquivo da Presidência da República, segundo troca de e-mails dos ajudantes de ordem de Bolsonaro. As mensagens foram enviadas para a CPI dos atos golpistas e obtidas pelo Metrópoles.

De acordo com os e-mails, Renan retirou presentes do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) em 12 de julho do ano passado.

Reproduçãofac similie de documento sobre presentes levados por Jair Renan do arquivo da presidência - Metrópoles
E-mail de ajudante de ordem sobre retirada de presente por Renan Bolsonaro

A então coordenadora de Acervo Museológico do GADH, Marjorie de Freitas Guedes, teria informado que Renan deveria selecionar e indicar quais presentes gostaria de levar, quando fosse buscá-los.

No entanto, Renan só poderia retirar os presentes após autorização do “PR” (Presidente da República), Jair Bolsonaro. As mensagens indicam que o filho 04 do ex-presidente, que hoje é funcionário do gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC), selecionou os presentes no dia 7 de julho e os retirou no dia 12.

O GADH integra a estrutura do gabinete pessoal do presidente da República, e é a área responsável por organizar o acervo privado do presidente e definir o destino dos presentes recebidos pela presidência.

É este órgão que define quais objetos serão incorporados ao acervo pessoal do presidente e quais devem ser incorporados ao patrimônio da União. Para ser definido como acervo privado, o Tribunal de Contas da União (TCU) já apontou que o objeto precisa ser de uso personalíssimo e de baixo valor.

A reportagem tentou contato com Renan e Marjorie, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Fonte: Guilherme Amado/Metrópoles 12/08/2023

0 comentários:

Postar um comentário