terça-feira, 14 de novembro de 2023

Brasília: Como serão os dias seguintes dos brasileiros repatriados de Gaza


                                         foto:reprodução/facebook oficial Lula

O primeiro grupo de brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza permanecerá em Brasília pelo menos até quarta-feira (15/11) – eles desembarcaram no Brasil às 23h24 dessa segunda-feira (13/11). Conforme o esquema de recepção montado pela Secretaria Nacional de Justiça, nesses dois dias na capital federal, a comitiva formada por 32 pessoas receberá cuidados médicos e passará pela formalização do processo de imigração.

Logo depois de recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os repatriados seguiram para o Hotel de Trânsito dos Oficiais, na Base Aérea de Brasília, área militar anexa ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

Além de contarem com abrigo e procedimentos de regularização dos documentos, os repatriados terão garantido o acesso à alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização.

Na chegada do grupo a Brasília, Lula destacou a mobilização do governo para repatriá-lo. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou o presidente da República.

Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, na quarta-feira (15/11), um avião da FAB transportará a maior parte dos repatriados a São Paulo. No total, 24 pessoas permanecerão em um abrigo no interior do estado disponibilizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.

Os outros 12 repatriados permanecerão na casa de parentes em quatro cidades. Veja os destinos:

  • Brasília (DF): 4 pessoas
  • Florianópolis (SC): 2 pessoas
  • Novo Hamburgo (RS): 2 pessoas
  • Cuiabá (MT): 1 pessoa

O grupo que deixou a Faixa de Gaza no domingo (12/11) é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens. A lista enviada pela diplomacia brasileira a autoridades do Egito e de Israel a fim de garantir autorização para passagem na fronteira de Rafah era composta por 34 nomes. Dois deles, porém, desistiram.

Fonte: Metrópoles c/adaptações 14/11/2023

0 comentários:

Postar um comentário