quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Historiador Leandro Karnal fará palestra em Salvador e Feira de Santana, e promete reflexão e humor

                                                      Foto: Antonio Scarpinetti, SEC/Unicamp

O historiador Leandro Karnal está prestes a marcar sua presença mais uma vez na Bahia, terra pela qual tem um carinho especial. Desta vez, ele apresenta a palestra-show “Prazer, Karnal”, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto em Feira de Santana e Salvador, respectivamente. Ao BN Hall, Karnal compartilhou sua alegria em retornar ao estado com um projeto que promete entreter e levar o público à reflexão. 

 

“Eu venho muito à Bahia, sou quase ‘soteropolitano honorário’. Sou um cidadão da Bahia e tenho muito prazer. Na Bahia existem duas riquezas, a riqueza da história, de onde o Brasil foi fundado, mas também tem a riqueza do povo, do afeto das pessoas”, declarou. 

 

Com um olhar sobre a educação, o historiador decidiu abordar em seu novo projeto uma metodologia de ensino que explora estratégias teatrais e de humor para aproximar as pessoas do conhecimento. “A minha grande questão é que o professor tem que ser bom, ele tem que unir. Existe uma riqueza enorme nos livros, na filosofia, na história e as pessoas têm dificuldade de ter acesso a esse conhecimento. Então, fico pensando em estratégias teatrais, de humor, de perguntas, de participação do público, que faça com que cada pessoa tenha um acesso bom e sólido a coisas que a façam interessar, não apenas rir. Rir é uma estratégia e eu gosto muito do humor, mas que faça pensar também. [...] Quero que as pessoas riam e aprendam, que elas se divirtam e saiam com informações pensando de um jeito novo, e essa é a proposta do ‘Prazer, Karnal”, destacou. 

 

Em sua apresentação, o historiador busca apresentar pensamentos de filósofos como Albert Camus, Michel de Montaigne, Arthur Schopenhauer e outros, e mostrar como eles são relevantes para a vida contemporânea. Para Leandro Karnal, o conhecimento tem o potencial de transformar e aprimorar cada indivíduo, tornando-os mais aptos a enfrentar os desafios do mundo.

 

“Durante duas décadas eu fiquei muito isolado numa universidade, lançando livros para historiadores, dando palestras e aulas em pós-graduação para doutorandos, o que é muito bom e importante e que gosto muito. Tenho imenso prazer em dar palestras para juízes, médicos, já dei palestra no Supremo Tribunal, já dei palestra para todas as categorias profissionais e de poder no Brasil, mas o que me emociona mesmo é quando uma pessoa na rua vem me dizer ‘eu leio Hamlet por sua causa’”, celebrou. 

 

O historiador ressaltou ainda o prazer que sente ao saber que conseguiu levar o conhecimento para mais pessoas, incluindo aqueles que têm menos acesso: “Nessa semana, eu estava voltando da academia quando quatro garis, profissionais da limpeza urbana, foram até mim, aqui na rua do lado da minha casa, apertaram a minha mão e agradeceram. Quando um gari lhe agradece é porque você conseguiu fazer a cultura chegar às pessoas. Ser admirado por juízes e médicos é legal, mas apertar a mão de um gari na rua em São Paulo não tem preço, é muito bom. É a quase realização de uma vida, eu consegui me comunicar com uma pessoa que quer saber, que conhecer, que é inteligente, mas que não teve acesso a cultura formal até então”.

 

Em meio à riqueza cultural da Bahia, Karnal espera não apenas proporcionar momentos de alegria, mas também estimular o público a refletir, aprender e transformar-se. É um prazer estar junto às pessoas porque tenho certeza que aquilo que já aconteceu em outras grandes cidades vai se repetir na primeira cidade do Brasil, que é Salvador, porque as pessoas voltam a encontrar o prazer de conhecer, de conhecer com gosto, com alegria e com dedicação. Eu espero encontrar o de sempre, mas creiam, esse espetáculo é inteiramente novo. Eu nunca me abri tanto e nem fui tão sincero como nesse espetáculo. Espero poder compartilhar tudo isso com a maravilha do povo baiano”, finalizou.



Fonte: Alexandre Brochado/BN -17/08/2023


0 comentários:

Postar um comentário