foto:reprodução/arcervo pessoal
São Paulo – O chamado “fluxo”, concentração de usuários de drogas que forma a Cracolândia, no centro de São Paulo, mudou mais uma vez de lugar na madrugada deste domingo (13/8). Segundo moradores de um conjunto residencial da esquina da Rua dos Protestantes e a Rua dos Gusmões, a ação contou com escolta da Prefeitura.
Por volta das 3h deste domingo, uma multidão de usuários se dirigiu ao novo endereço, acompanhados de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Deste então, os moradores relatam uma situação de pânico e dizem estar sem dormir devido ao barulho, ao cheiro de drogas e por medo de roubos.
A ida para o novo endereço ocorre após um “leva e traz” da Cracolândia por agentes da prefeitura pelas ruas do bairro. Na quinta-feira, comerciantes da Rua Santa Ifigênia, importante ponto de comércio de eletrônicos da cidade, fizeram um protesto contra a presença do fluxo na área.
Na noite de sexta, foi a vez de moradores fecharem a Avenida Duque de Caxias, contra a presença do “fluxo” na rua.
Moradores fizeram filmagens, tanto do fluxo em seu novo endereço quanto de crimes que já ocorrem na região. Neste domingo, equipes de limpeza do município paulista e agentes sociais já estavam no novo endereço. A rua chegou a ser esvaziada na parte da tarde para limpeza – prática comum no fluxo.
O Metrópoles questionou a prefeitura sobre os relatos de escolta do “fluxo” por guardas-civis municipais. O espaço segue aberto a possíveis manifestações.
Fonte: Metropoles - 14/08/2023
0 comentários:
Postar um comentário