As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão aplicadas em 180 cidades brasileiras, das quais 16 na Bahia.
A unificação das provas do certame ajudará na redução dos gastos dos candidatos e possibilitará a participação de um número maior de pessoas que possuem menos recursos financeiros, que antes tinham dificuldade para o deslocamento de um estado para outro.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as provas serão aplicadas em março do próximo ano.
Na Bahia, os candidatos terão a opção de fazer prova em: Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Jequié, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Paulo Afonso, Guanambi, Jacobina, Irecê, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Salvador.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público informou que a escolha da localidade foi feita seguindo os critérios, como tamanho da população (mais de 100 mil habitantes), raio de influência na região e facilidade de acesso. Caso o município não tenha estrutura suficiente, as provas serão aplicadas em cidades próximas.
“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, destacou o secretário de Gestão de Pessoas do ministério, José Celso Cardoso.
Conhecido como Enem dos concursos, o primeiro concurso público unificado visa preencher 6.640 vagas para servidores federais e será aplicado pela Fundação Cesgranrio.
Acesse aqui para acessar a lista de cidades onde as provas serão aplicadas.
Cronograma previsto para o Concurso Nacional Unificado
- até 22/11/2023 – contratação da banca
- 20/12/2023 – divulgação do edital
- Março/2024 – aplicação das provas
- até maio/2024 – resultado final da etapa unificada
- até julho/2024 – curso de formação, quando houver
- até agosto/2024 – posse dos aprovados
0 comentários:
Postar um comentário