terça-feira, 5 de dezembro de 2023

SP: Presidente da Sabesp dirigiu firma que pode se beneficiar com venda, diz coluna

Presidente da Sabesp, André Salcedo

foto:Divulgação/Sabesp

O presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), André Salcedo, foi diretor por dois anos da Iguá Saneamento, empresa que pode se beneficiar com a eventual privatização da estatal buscada pelo governo paulista. O plenário da Assembleia Legislativa do estado começou nesta segunda-feira (4/12) a analisar o projeto de lei de privatização da Sabesp.

Salcedo foi diretor-executivo de Novos Negócios da Iguá Saneamento de 2019 a 2021. A Iguá opera 18 concessões e parcerias público-privadas em seis estados, inclusive em São Paulo, com a Sabesp.

O executivo assumiu o comando da Sabesp no início de 2023, por indicação do governador Tarcísio de Freitas. Salcedo afirmou que planeja privatizar a estatal no próximo semestre. Ele defendeu que a medida reduzirá o preço da luz e aumentará o serviço da empresa no estado.


A IG4, gestora de infraestrutura que controla a Iguá, tem se preparado para participar da privatização da estatal. A firma planeja levantar um investimento de US$ 1 bilhão para se tornar uma acionista relevante na Sabesp, como informou a repórter Natalia Viri.

Procurada, a Sabesp negou conflito de interesses. “André Salcedo não faz parte dos quadros da Iguá Saneamento S.A desde dezembro de 2021 e que não há qualquer conflito de interesses. A nomeação de André Salcedo para a presidência da Sabesp passou por análise de conformidade prevista nos requisitos legais e estatutários, sendo aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração em janeiro de 2023”, afirmou a estatal.

Fonte: Guilherme Amado/Metrópoles - 05/12/2023

0 comentários:

Postar um comentário