Novo grupo que conseguiu deixar Faixa de Gaza pela fronteira com Egito tem mais de 40 brasileiros e familiares, dizem fontes do Itamaraty.
Novo grupo que conseguiu deixar Faixa de Gaza pela fronteira com Egito tem mais de 40 brasileiros e familiares, dizem fontes do Itamaraty.
Um segundo grupo de cerca de 40 brasileiros e parentes palestinos conseguiu deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito neste sábado (9/12), informaram à coluna fontes do Itamaraty. Segundo diplomatas, eles já estão em território egípcio.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trará o grupo para o Brasil decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Cairo por volta das 5h do sábado. O voo deve durar 15 horas e pousar no Egito na madrugada do domingo (10/12), no horário local.
O resgate será feito com a aeronave KC-30, mesmo modelo usado pelo presidente Lula na recente viagem que o petista fez a países do Oriente Médio e à Alemanha. Trata-se de um Airbus A-330, com capacidade de 200 lugares.
Parte da 2ª lista foi vetada
A segunda lista de resgate da Faixa de Gaza apresentada pelo Brasil tinha 102 pessoas. Como noticiou a coluna, a maioria era de palestinos. Israel, porém, vetou parte dos integrantes dessa segunda lista. O motivo ainda não foi explicado.
O resgate deste sábado ocorre quase um mês após o primeiro grupo de brasileiros ser retirado de Gaza. A primeira leva tinha 32 pessoas, que cruzaram a fronteira com o Egito em 12 de novembro e desembarcaram na capital da República no dia seguinte (13/11).
Fonte: Igor Gardelha/Metrópoles - 09/12/2023
0 comentários:
Postar um comentário