foto:reprodução
O Senado instalou, nesta terça-feira (4/11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado. E, em uma primeira vitória do governo Lula, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da comissão.
De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a CPI tem, a partir desta terça, 120 dias para investigar especialmente o crescimento das facções e milícias em todo o país.
Governo e oposição não chegaram a um acordo para o nome do presidente, o que chegou a ser cogitado antes da abertura da CPI. Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) insistiram para que o comando da comissão ficasse com a oposição, no caso, com o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Alessandro Vieira chegou a apelar a Mourão para que abrisse mão da candidatura em favor de Contarato, o que não foi atendido, e o embate foi para o voto.
Numa vitória apertada do Palácio do Planalto (6 x 5), Fabiano Contarato foi eleito presidente da CPI. Mourão ficou na vice-presidência, em um acordo sugerido pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A relatoria ficou com Vieira, o autor da comissão.
Logo após a definição do comando da CPI, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos quatro policiais mortos durante a megaoperação no Rio.
Fonte: Metrópoles 04/11/2025
0 comentários:
Postar um comentário