foto:reprodução/oficial/facebook
O decreto que facilitará o acesso de motoristas e condutores de motocicletas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aposta do Ministério do Transporte, deve ser lançado ainda em novembro. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 6, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), durante agenda em Salvador.
Na prática, a proposta extingue a obrigatoriedade de frequentar os Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou autoescolas, para obtenção da CNH. Um levantamento do Ministério dos Transportes mostrou que o custo da autoescola varia de 61% a 87% da despesa para tirar a CNH dependendo do estado.
“Assim como não se exige curso para fazer vestibular, não será exigido para tirar carteira de motorista. Se a pessoa fez um curso online, estudou e está preparada para fazer o teste, ele pode fazer o teste. Se for aprovado, ele pode dirigir. Com isso, a gente deve reduzir drasticamente o custo que as pessoas têm para tirar habilitação, e a gente vai propiciar que 20 milhões de pessoas entrem na legalidade, tirem sua carteira e parem de eventualmente viver na ilegalidade”, reforçou Rui Costa.
Fonte: atardeoficial - 07/11/2025
0 comentários:
Postar um comentário