sexta-feira, 3 de julho de 2009

Informática: Jornal lança campanha para evitar extradição de pirata virtual britânico aos EUA

O jornal britânico "The Daily Mail" iniciou uma campanha midiática a fim de evitar a extradição aos Estados Unidos de Gary McKinnon, 43, um pirata virtual que sofre da síndrome de Asperger (uma forma de autismo), e que, em 2002, conseguiu entrar nos sistemas de informática do Pentágono e da Nasa, por causa de sua obsessão com a vida extraterrestre.
Desde então as autoridades norte-americanas o perseguem para que cumpra uma pena de prisão por "ciberterrorismo" e estão a ponto de conseguir que o governo do Reino Unido conceda a extradição.
O jornal solicitou publicamente ao ministro do Interior, Alan Johnson, que detenha a extradição de McKinnon, pelo fato do acusado ter pedido perdão pelo delito cometido e porque o fato de viver preso fora do país pode pôr sua vida em perigo.
A campanha é respaldada por vários parlamentares, que aproveitam a ocasião para atacar a lei de extradição entre Londres e Washington, que foi aprovada em 2003, porque transforma em um trâmite fácil a entrega de um nacional britânico aos EUA.
Segundo o "Daily Mail", a defesa de McKinnon praticamente esgotou todos os recursos legais a seu alcance. Devido a isso, a extradição deve ser autorizada em questão de poucas semanas.
Seus advogados lembram que a síndrome de Asperger é uma forma de autismo que, em algumas ocasiões, deriva em comportamento obsessivo.
"O que fiz foi ilegal e mau, mas a reação dos americanos é agressiva e totalmente desproporcional", disse o acusado.
A decisão final sobre a extradição é do Ministério do Interior, no qual um porta-voz lembrou que os recursos apresentados pela defesa de McKinnon contra a extradição foram rechaçados pela Corte Suprema britânica, a Câmara dos Lordes e o Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Fonte:Efe, em Londres

0 comentários:

Postar um comentário