sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Kremlin receia disparada de Covid-19, mas diz que situação está sob controle

© Reuters/MAXIM SHEMETOV Paciente é transferido de maca para ambulância nos arredores de Moscou

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que está preocupado com uma disparada recorde de casos de Covid-19 na Rússia, mas afirmou que a situação continua sob controle no país, que tem o quarto maior número de infecções do mundo.

A Rússia relatou uma alta recorde de 15.150 casos novos nas 24 horas anteriores, sendo 5.049 na capital Moscou.

Quase todas as instalações de detenção pré-julgamento de Moscou pararam de receber novos suspeitos por precaução, disse um grupo de monitoramento de prisões, segundo a agência de notícias Tass.

"O Kremlin de fato está preocupado com estas estatísticas. Vemos que a epidemia está se disseminando substancialmente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. "Atualmente, a situação está sob controle, apesar desta tendência triste".

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, cuja cidade é a mais afetada no país, disse que esta semana pode se mostrar decisiva para a tentativa de conter a proliferação do vírus.

Segundo ele, cerca de 1.200 pessoas estão sendo internadas por dia na capital, e as autoridades trabalham para evitar que este número ultrapasse 1.500.

"Depois de 1.500, a situação será mais dura. Também lidaremos com isso. Mas será uma ordem de magnitude diferente", disse ele, de acordo com a Tass.

Algumas autoridades atribuíram o aumento de ocorrências ao descaso das pessoas com as medidas de precaução.

FONTE: REUTERS (Por Tom Balmforth, Gleb Stolyarov, Anton Kolodyazhnyy e Gabrielle Tétrault-Farber) 16/10/2020

0 comentários:

Postar um comentário