domingo, 11 de outubro de 2020

Meio Ambiente: Governo brasileiro enviou agentes da Abin a evento climático da ONU na Espanha

 

Governo brasileiro enviou agentes da Abin a evento climático da ONU na Espanha
Foto: Agência Brasil    

O governo Jair Bolsonaro enviou agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25), realizada em dezembro do ano passado, em Madri, na Espanha. Durante a reunião, segundo apurou o Estadão, eles monitoraram organizações não governamentais (ONGs), integrantes da comitiva brasileira e representantes de delegações estrangeiras.


A presença dos agentes é algo incomum e jamais utilizado por governos brasileiros. O Estadão consultou listas de delegações nas edições da COP de 2013 a 2018 e não encontrou registros semelhantes.
 

O envio dos agentes secretos à conferência é mais uma evidência da postura conflituosa do governo Bolsonaro com organismos internacionais, ONGs e setores da administração federal ligados ao meio ambiente. Lideranças sociais e funcionários públicos com atuação em fóruns internacionais são mantidos sob vigilância.


Ano passado, uma matéria do mesmo jornal revelou que  o Planalto monitorou os preparativos do Sínodo da Amazônia, organizado pela Igreja Católica. O governo vê orquestração de opositores nas críticas internacionais à sua atuação na área ambiental, com o objetivo de miná-lo, além de uma tentativa de invasão à soberania nacional, de olho nas riquezas naturais da Amazônia. Informações do Estadão.

0 comentários:

Postar um comentário