O presidente Lula fez um forte discurso nesta quarta-feira (12) durante a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. O mandatário celebrou a retomada do órgão, que debate a pesquisa científica no país. Além disso, ele criticou a gestão passada, que abandonou a ciência e a pesquisa do país.
Lula confirmou também a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Científico para a médica sanitarista Adele Benzaken e para o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que tiveram suas congratulações barradas durante o governo Bolsonaro.
Guimarães comprovou a ineficácia da cloroquina como tratamento da covid-19 e Adele Benzaken foi demitida de seu cargo por fazer uma cartilha de prevenção de ISTs para homens trans. Ambos foram criticados pela gestão passada, que se recusou a lhes conceder a medalha da Ordem do Mérito Científico.
Lula celebrou a retomada do órgão e relembrou os anos terríveis de Bolsonaro no poder. "A ciência voltou porque temos pesquisadores e pesquisadoras brilhantes e combativos que, apesar das perseguições nos últimos anos, não se deixaram abater. Porque temos organizações da sociedade civil que sabem como e quando lutar", disse.
"Voltou porque nossas instituições de pesquisa, apesar de todo o desmonte, de toda a falta de verbas, têm décadas de experiência, credibilidade e excelência e conseguiram resistir", afirmou o presidente.
"O real significado desse evento vai muito além de atos formais. Estamos reunidos aqui hoje para dizermos, em alto e bom som: basta de negacionismo", disse Lula.
O presidente também relembrou a morte do ex-reitor da UFSC, Sérgio Cancelier, que se suicidou após ser falsamente acusado de corrupção em um caso da Lava-Jato.
Confira o discurso completo de Lula: Informações da Revista Fórum em 12/07/2023
0 comentários:
Postar um comentário