quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Economia: Dubai assina acordo para fomentar exportações do Nordeste

Boa notícia para os exportadores da região Nordeste. Na próxima terça-feira (dia 24), o World Logistics Passport (WLP) – plataforma criada pelo governo de Dubai para fomento à exportação global no mundo – e a Fambras Halal assinam um memorando com o Consórcio do Nordeste para incorporar os nove estados da região na Rota de Desenvolvimento do Halal. 


O acordo vai permitir que os produtores da região tenham acesso a mais informações para a certificação necessária para vender aos países árabes. Além disso, poderão entender como adaptar as unidades produtivas, ter conexão com parceiros de promoção comercial e ampliação do comércio. Hoje, o Nordeste representa apenas 3% do Comércio Internacional com Emirados Árabes, contudo a produção de commoditties na região é mais significativa e é escoada a partir de estados do Sudeste ou do Norte.

Oportunidade gigante

Para se ter uma ideia do potencial desse mercado, basta lembrar que o Brasil é hoje o maior exportador de proteína Halal do mundo. No segmento de frango, a produção brasileira representa 40% do total mundial. Quando falamos de carne bovina, 95% do que o Brasil exporta está nessa categoria. Em 2022, foram vendidas 445 mil toneladas de frango para os Emirados Árabes, o que representou US$ 953 milhões. Só Dubai importou 22 mil contêineres no ano passado. “Hoje, os produtos exportados do Nordeste acabam escoados pelas regiões Norte ou Sudeste, o que aumenta o valor da mercadoria pelo frete terrestre e também marítimo, já que esses outros portos brasileiros ficam mais longe do Oriente Médio, África e Ásia”, explica afirma Mahmood Al Bastaki, General Manager do World Logistics Passport (WLP). “Nossa meta é tornar essas rotas mais competitivas, reduzindo o custo e tempo das exportações, tornando o comércio entre Brasil e Emirados Árabes mais eficiente”, completa.


Fonte:Donaldson Gomes/Correio da Bahia - 19/10/2023

0 comentários:

Postar um comentário