Collares foi o único governador negro na história do Rio Grande- Foto:reprodução
Aos 97 anos de idade, o ex-governador Alceu de Deus Collares morreu às 2h40min desta terça-feira (24), devido a falência múltipla dos órgãos após o agravamento de uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde segunda-feira (16).
Há oito anos, o ex-governador foi diagnosticado com enfisema pulmonar. Collares deixa a mulher, Neuza Canabarro, os filhos Antônio e Adriana e a enteada Celina Carvalho.
Nascido em Bagé, Collares foi vereador na Capital em 1964 e depois reeleito três vezes deputado federal durante a ditadura civil-militar (1970, 1974 e 1978), até ser eleito prefeito de Porto Alegre em 1985.
Cinco anos depois, em 1990, tornou-se governador do Rio Grande do Sul, o primeiro negro a comandar o estado. Com personalidade forte e trejeitos que lhe conferiram autenticidade nos discursos políticos, Collares foi vendedor de laranjas, carteiro e jogador do Guarany de Bagé antes de iniciar a bem sucedida trajetória política.
Militante histórico do trabalhismo fundado por Arlindo Pasqualini, Collares foi discípulo de Leonel Brizola desde os tempos de PTB e depois no PDT. Apesar da forte oposição enfrentada do PT durante seu mandato como governador, esteve ao lado do partido na histórica primeiro eleição presidencial de Lula em 2002.
Leia, abaixo, a nota divulgada pelo Hospital Mãe de Deus sobre a morte do ex-governador:
“HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico
O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.
Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.
Porto Alegre, 24/12/2024.
Dr. Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia
Dr. Euler Manenti – Diretor Médico”
Fonte:Sul 21
0 comentários:
Postar um comentário