quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

TO: Veja cidades afetadas por ácido e pesticida despejados em queda de ponte

                                        foto:reprodução

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou nessa segunda-feira (23/12) que o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a queda de caminhões, despejou no Rio Tocantins 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo.

A ANA solicitou apoio à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP), referência em análise de qualidade de água no Brasil, para avaliar as amostras coletadas e determinar os parâmetros de maior complexidade relacionados ao derramamento de defensivos agrícolas transportados por um dos veículos que caíram na água devido ao desabamento da ponte.

Municípios impactados

Os 19 municípios possivelmente impactados estão a jusante do acidente, até a confluência (encontro) com o Rio Araguaia.

Desse total, há 11 cidades de Tocantins: Aguiarnópolis, Carrasco Bonito, Cidelândia, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis). As demais situam-se no Maranhão: Campestre do Maranhão, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Fonte: Metrópoles c/adaptações - 25/12/2024

0 comentários:

Postar um comentário