foto:reprodução
O resultado final da primeira edição do CNU, prevista para 21 de novembro de 2024, foi prorrogada para 11 de fevereiro. O adiamento aconteceu por conta de acordo judicial firmado pela União com o Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União e a banca organizadora da seleção, a Fundação Cesgranrio.
A partir do acordo, foi feita a reintegração de candidatos que não preencheram corretamente o cartão de resposta. A decisão também incluiu a exigência de títulos para o cargo de analistas técnicos de políticas sociais (ATPS) e a ampliação do número de correções para cotistas negros.
PRÓXIMA EDIÇÃO
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), já está em preparação. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o processo de elaboração do Enem dos Concursos começa em seguida à finalização da primeira edição do CNU.
De acordo com o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, a consulta aos órgãos do serviço federal para avaliar a demanda por vagas já foi realizada. “Os dados estão sendo consolidados. Temos também a questão orçamentária para ser avaliada até que a gente possa chegar a uma definição de quando e como será o próximo CNU.”
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o pacote de corte de gastos afetará os concursos públicos, mas o plano de se realizar o CNU no ano que vem segue mantido. Ela também disse que quantidade de vagas dependerá do espaço orçamentário a ser definido por deputados e senadores na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser votada em fevereiro de 2025.

Segunda edição do CNU pode ter menos vagas, de acordo com ministra (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
O que é o CNU
O CNU é o modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e Inovação em 2023. Consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
FONTE: ICL C/ADAPTAÇÕES 27/12/2024
0 comentários:
Postar um comentário