segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Recife: Policia prende um dos autores do assassinato de Universitário

Um adolescente de 16 anos, acusado de participar do assassinato do universitário Alcides do Nascimento Lins, 22 anos, no último dia 6 de fevereiro, foi detido na noite de sábado, em Recife. Segundo a polícia, ele estava próximo a um supermercado no bairro da Iputinga.
Alcides do Nascimento era filho de uma catadora de lixo do Recife e virou orgulho na cidade e ganhou notoriedade nacional quando passou em primeiro lugar no vestibular da UFPE. Ele se formaria este ano. A família de Alcides saiu de casa e está sob a proteção do estado em local não revelado.
A polícia informou ainda que o menor se preparava para fugir quando foi detido por policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em depoimento, o adolescente disse que tanto ele quanto, João Guilherme Nunes da Costa, o Guigo, 29 anos, atiraram no universitário. O primeiro disparo foi efetuado por João que depois ordenou o adolescente a atirar.
No dia do crime, os dois passaram a noite bebendo, quando o adolescente falou para João Guilherme que outro jovem teria batido nele. Guigo resolveu tomar satisfação e foi à procura do rapaz. Não o encontrando, derrubou a porta da casa de Alcides que no momento estava estudando.
Segundo a polícia, a mãe da vítima começou a discutir com a dupla e Alcides saiu para chamá-la quando João Guilherme puxou o universitário e disparou um tiro à queima roupa. Ao subir na moto ordenou que o adolescente descesse e atirasse no estudante já caído.
Segundo o adolescente, a arma utilizada no crime pertencia a ele e foi vendida por R$ 300. Foi com esse dinheiro que ele se manteve nesses últimos dias. Em depoimento, o jovem disse estar arrependido. ""Ele falou que estava embriagado na noite do crime e que não queria atirar em Alcides. Até falou para o Guigo que Alcides não era a pessoa que estavam procurando. Mas foi coagido pelo mesmo a atirar no estudante¿, disse o delegado Joselito Amaral, gestor do DHPP.
O ex-presidiário João Guilherme continua foragido. Ele tem uma ficha criminal extensa. Possui cinco processos, sendo dois por homicídio, outros por assalto a banco e furto qualificado - além de uma condenação de 16 anos. João conseguiu a progressão de regime e, no mesmo dia que foi para Penitenciária AgroIndustrial (PAI), fugiu. A polícia continua as buscas pelo foragido.
O adolescente já foi apreendido anteriormente por tráfico de entorpecentes, ficou 45 dias internado e foi liberado. Ele responderá por homicídio qualificado e foi encaminhado para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) de onde seguirá para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Funase).
Fonte:Terra
Foto:Reprodução Tv Globo

0 comentários:

Postar um comentário