quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Irecê: População de João Dourado protesta e fecha a BA - 052

 
 
 
 
 
 
                                                                                                             Foto: Lucas Publicidade/reprodução
 
A problemática da educação é referente ao atraso dos pagamentos dos servidores da educação deve-se ao fato de que foi matriculado no município de João Dourado um total de 5.197 alunos (cinco mil cento e noventa e sete) alunos, dos níveis da Educação Infantil ao Fundamental II. (Mais 260 alunos novos entre 4 e 5 anos da Educação Infantil) em 18 unidades escolares em 2012. Porém apenas aparece no censo escolar 2012 um total de 3.158 (Três mil cento e cinquenta e oito) alunos, com déficit de 2039 ( dois mil e trinta e nove). Sendo assim, a previsão que seria de 13.400,000 (treze milhões e quatrocentos mil reais), foi publicada a Portaria interministerial de 28/12/2012, a surpresa com um valor de R$ 7.400.000 (sete milhões e quatrocentos mil reais).
 
João Dourado não estava incluso na retificação da Portaria Interministerial o que gerou um grave problema para o município. Tudo isto refletiu negativamente no valor da verba do FUNDEB que leva em consideração a quantidade de matrículas, além de outros programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Escola.
 
 A situação também refletiu no Transporte e Alimentação Escolar, salário educação e até os programas de dinheiro direto nas escolas. Em meio a tudo isto o município tentou fazer correção, mas infelizmente só poderia acontecer via judicial. Entrou então com recurso junto á Justiça Federal e agora no mês de julho de 2013 foi concedida a liminar que dá direito a correção do erro junto aos órgãos competentes.
 
Fonte:Sindicato dos trabalhadores na Educação/Lucas Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário