foto:reprodução/facebook
Um parecer do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, pode beneficiar a pré-candidatura a prefeito do ex-gestor de Irecê, Luizinho Sobral(Podemos). Respondendo uma consulta feita pelo deputado federal Célio Studart, Fachin respondeu que políticos inelegíveis até o dia 7 de outubro podem concorrer nas eleições deste ano, já que a data do primeiro turno foi modificada para 15 de novembro.
"O prazo de inelegibilidade decorrente da condenação por abuso do poder econômico ou político tem início no dia da eleição em que este se verificou e finda no dia de igual número no oitavo ano seguinte”, diz o ministro.
“No dia 15 de novembro, data definida para o 1º turno das eleições 2020, o ex-prefeito de Irecê estará legalmente apto e habilitado a disputar o pleito. Além disso, em pleno gozo dos seus direitos políticos, se for da vontade do sábio povo de Irecê, Luizinho poderá vencer, ser diplomado e tomar posse”, sustenta a defesa de Sobral, que governou a cidade entre 2013 e 2016.
Ao Bahia Notícias, o ex-prefeito disse que sua defesa vai estudar os próximos passos após o parecer do TSE, mas assegurou que vai manter a pré-candidatura.
“A oposição tem medo de disputar as eleições comigo. Eles queriam ganhar no tapetão. O certo é disputar no voto”, declarou.
fonte:Bahia notícias - 08/08/2020 12h:52min.
0 comentários:
Postar um comentário