domingo, 23 de maio de 2021

Economia: “Se tivesse feito lockdown, não teríamos sofrido tanto”, diz dono da TNG

70 lojas da TNG fecharam desde o começo da pandemia. Houve redução do quadro de funcionários de 1.300 para 570© Reprodução/Garten Shopping 70 lojas da TNG fecharam desde o começo da pandemia. Houve redução do quadro de funcionários de 1.300 para 570


 Tito Bessa Júnior, dono da rede de lojas de roupa TNG, afirmou que evitou até o último momento a decisão de entrar com o pedido de recuperação judicial, protocolado na última 6ª feira (21.mai.2021).

De acordo com o empresário, o “abre e fecha [do comércio] prejudicou a saúde e a economia”.

Se a gente tivesse feito o tão falado lockdown lá atrás durante um período menor, não teríamos sofrido tanto”, falou ele em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Os pontos de venda físicos ficaram fechados por 150 dias em 2020 e por 50 dias em 2021, por conta das medidas de restrição para prevenção à covid-19.

O setor está muito machucado. Tivemos despesas de 400 dias com receita de 200. Isso é impossível na estrutura que tínhamos”, declarou.

No começo, todos [do setor do comércio] fizeram a pressão contra lockdown, pois não sabíamos o efeito de uma coisa dessas [do prolongamento da pandemia]. Mas, depois, ficamos com o fechamento parcial por muitos meses”, disse o empresário.

Bessa Júnior informou que 95% da reestruturação necessária foi feita ao longo da pandemia. Foram fechadas 70 lojas e houve redução do quadro de funcionários de 1.300 para 570. A renegociação das dívidas da empresa, que somam R$ 250 milhões, vai aliviar a pressão.

Muitas vezes se fala em recuperação judicial com um entendimento de que ela inviabiliza a empresa. Muito pelo contrário. Se bem feita, na hora certa, ela dá oportunidade de viabilizar o negócio. É o que estou fazendo. Na medida em que tiro a pressão enorme que tenho em razão do passado, das dívidas contraídas na pandemia, tenho uma empresa que se sustenta.”

Caso o pedido seja aprovado pelo  TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), o grupo terá até 60 dias para apresentar um plano de recuperação. Informações  do Poder 360 em 22/05/2021.

0 comentários:

Postar um comentário