sábado, 19 de novembro de 2022

Bahia: A 'covid subiu de novo' alerta Conselho de Saúde do Estado

 

                                          Alta de casos e de pacientes com suspeita na Bahia começa a pressionar UPAs como a dos Barris (Foto: Paula Fróes/CORREIO)

O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares. Em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14), 4.624 novos casos foram identificados no estado e 63 pessoas vieram a óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos governos federal e estadual recomendações urgentes para frear a disseminação acelerada do vírus. 

Retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e aceleração da vacinação estão entre as medidas indicadas pelo Conselho. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações. 

No Hospital Espanhol, reativado na Barra por conta da pandemia, o clima de tensão voltou a pairar. Em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 73% no número de internamentos. A ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 85% na manhã de sexta-feira (18), com 34 dos 40 leitos ocupados majoritariamente por pacientes acima de 60 anos, com comorbidades e esquema vacinal incompleto.

“Desde setembro soubemos das subvariantes da Ômicron e progressivamente os casos foram aumentando, mas não esperávamos que nesses últimos dias fosse ter um aumento tão expressivo”, afirma Thaísa Ribeiro, enfermeira responsável pela gestão de leitos do Espanhol. A situação na enfermaria da unidade é melhor: dos 40 leitos, 10 ainda estão disponíveis.

prefeito Bruno Reis disse na quinta-feira (17) que não descarta a ampliação de tendas e gripários em Salvador. A prefeitura também decidiu reativar pontos de drive-thru para a vacinação.

O virologista Gúbio Soares explica que já era esperado que o vírus da covid-19 se multiplicasse em formatos de novas cepas. Essa é a forma que o micro-organismo encontra para continuar circulando entre os seres humanos. Por isso, o especialista indica que cuidados sejam retomados para que medidas de isolamento social não voltem a acontecer no país. 

Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde alunos e professores já estavam deixando de usar máscaras nas salas de aula, o Comitê de Assessoramento da Covid-19 da universidade emitiu um comunicado no qual recomenda o uso em ambientes fechados por conta do avanço das subvariantes. Um concerto que aconteceria no Museu de Arte Sacra na sexta-feira (18), precisou ser adiado depois que oito músicos da orquestra sinfônica da Ufba testaram positivo para a covid. 

“É importante que os locais voltem a disponibilizar álcool em gel e que as pessoas usem máscaras em locais fechados. Não vai acontecer uma nova pandemia como foi no início, mas o vírus não vai deixar de circular e as pessoas precisam ter consciência”, defende Gúbio Soares. Pelo menos três variantes, BQ.1, CK.2.2.2 e BA.5.3.1, já foram identificadas no país. Dor de cabeça e garganta, febre e cansaço são os principais sintomas.

Aplicação da quinta dose começa em Salvador


Em meio a alta de casos, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) começou a aplicar a quinta dose da vacina contra a covid-19, ou terceira dose de reforço, em pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos. É preciso estar com o nome na lista do site da SMS e ter tomado a quarta dose até o dia 17 de julho deste ano. Em um dia, 519 pessoas foram aos postos para se imunizar com a quinta dose. 

A Sesab não informou quantas cidades do estado já estão aplicando a quinta dose, mas além da Bahia, outros seis estados do Nordeste já disponibilizaram o reforço. Dos nove estados da região, apenas Piauí, Ceará e Pernambuco não ofereceram a quinta dose à população. O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer técnico sobre a aplicação da quinta dose. 

Fonte:Correio da Bahia - 19/11/2022

0 comentários:

Postar um comentário