sábado, 19 de novembro de 2022

Feira de Santana: Vestida de Guerreira de Wakanda, professora leva crianças pobres para assistirem ‘Pantera Negra’

 

foto:reprodução

Os últimos dias foram de grande expectativa para mais de 30 crianças, moradoras do bairro de grande expectativa para mais de 30 crianças, moradoras do bairro Queimadinha, em Feira de Santana. No grupo de pais do Whatsapp também não se falou em outra coisa. E hoje, 18 de novembro de 2022, o desejo desses meninos e meninas foi realizado, quando tiveram a oportunidade, alguns pela primeira vez, de entrar no cinema para assistir ao filme Pantera Negra: Wakanda Forever, lançado pela Marvel.

A ação ocorreu no Boulevard Shopping e foi idealizada pela professora de música Denise Fersan, que atua no projeto Tenda da Paz, parceiro do Núcleo Neojiba.

Ela se vestiu de guerreira e gravou um vídeo para as redes sociais pedindo apoio ao shopping para levar as crianças. Precisava além do acesso ao cinema, de transporte e lanche.

“Essa iniciativa surgiu na última segunda-feira (14), véspera de feriado. Eu estava em casa e tinha marcado com minhas amigas para assistir ao filme, mas não deu certo. E como eu trabalho na internet também, fiquei pensando: ‘Eu acho que vou fantasiada de rainha de Wakanda, para assistir ao filme’. Se eu for vestida de guerreira, todo mundo vai achar que é uma ação do shopping, então vamos fazer essa barganha. Eu vou de guerreira, e em troca o shopping me daria os ingressos para os meus alunos irem assistir ao filme gratuitamente”, revelou a professora.

Ela contou que já conhecia o filme e lançou o desafio nas redes sociais para chamar a atenção do shopping.

“Sou fã do Pantera Negra, é um filme muito representativo ter um herói da Marvel negro, para nós que somos da comunidade negra. Senti e lamentei muito pela morte do ator principal, e esse foi um filme muito marcante, ainda mais neste momento que a gente comemora no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, que é algo que devemos ter para o ano inteiro. Eu lancei o desafio nas redes sociais e pedi para que todo mundo marcasse o Boulevard, porque eu sei que a internet tem esse poder muito forte, e todo mundo quando viu a causa resolveu abraçar, porque realmente essas crianças precisam ter acesso à cultura dessa forma, e para muitos deles foi a primeira vez. Todo mundo marcou o shopping, que viu e entrou em contato comigo na quarta-feira à noite e disse que iria conseguir os ingressos, que eu poderia ficar tranquila”, relatou a professora ao Acorda Cidade.

crianças no shopping
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Feito o trato, a sessão foi marcada para às 13h30 desta sexta. A alegria das crianças por estarem participando dessa experiência foi contagiante.

“Temos muitos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade, são crianças negras, que nunca tiveram acesso ao shopping, então essa chama no coração acendeu, e pretendo levar mais. Estamos em um grupo de whatsapp dos pais, e eles falaram como os filhos estavam empolgados, pois muitos deles nunca foram ao cinema e ainda tiveram acesso ao lanche, que o shopping também conseguiu com o MC Donalds. Do total, mais de 15 crianças nunca foram ao cinema”, contou Denise.

Gratidão

Denise faz parte do projeto Tenda da Paz, que oferece aulas de música para uma média de 30 a 40 crianças, com idades de 6 a 15 anos.

Ajudar crianças através da música é algo gratificante para Denise, que nascida na cidade de Santo Antônio de Jesus, viveu na periferia da cidade e sempre estudou em escolas públicas. Apesar das dificuldades, a professora nunca deixou de sonhar com a chance de um dia também poder compartilhar seus sonhos com outras pessoas e também fazê-las sonhar.

“Tem uma frase que eu sempre digo que é: ‘quando você sonha e acredita no seu sonho, possibilita a outras pessoas sonharem também’. Na verdade, a música me escolheu, e eu sou muito feliz por ser professora de música. Quando vejo meus alunos recebendo outros benefícios, porque eu escolhi sonhar e acreditar, acho que os sonhos deles também se realizam por causa deste ponto de partida.”

Estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Denise afirmou que se sente desafiada cada vez mais a continuar ajudando pessoas através da educação e daquilo que mais gosta de fazer, que é cantar.

Consciência Negra

Ela ressaltou que ser negro ou negra no Brasil atualmente traz enormes desafios de sobrevivência.

“Ser negro hoje no Brasil é um desafio, e ainda ser uma professora negra, que veio da periferia e do ensino público, e consegui entrar na Universidade. Aqui em Feira de Santana, dei aula no Música na Escola, que é um projeto do município, e nesse desafio de ser educadora, a gente sabe que a música não é tão valorizada no nosso país, então eu saber que sou uma professora negra, em um estado onde 56% da população é totalmente negra, isso pra mim é um desafio todos os dias, até de se manter viva. Mas estamos batalhando todos os dias, e eu sei que a gente só consegue transformar esse estado de racismo no Brasil e conquistar coisas através da educação.”

/Professora Denize | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ver mulheres negras estrelando filmes e alcançando reconhecimento internacional faz com que não somente ela, mas muitas garotas na mesma condição social se sintam representadas.

“Me sinto uma guerreira, como a ‘Mulher Rei’ (filme estrelado por Viola Davis), e assisto a esses filmes, porque me dão essa força. São atrizes negras e nelas consigo me enxergar, pois também posso ser uma heroína e as histórias são muito significativas.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O professor Daniel Santos, que também faz parte do projeto Tenda da Paz, esteve no cinema com as crianças e parabenizou a iniciativa.

“Eles ficaram muito contentes, foi uma oportunidade que tiveram e muitos deles estrearam no cinema, devido à dificuldade, alguns nunca vieram sequer ao shopping. Foi uma experiência importante e espero que aconteça mais vezes. A professora Denise se comprometeu em fazer essa parte junto ao shopping e conseguiu essa parceria, para que essas crianças se divertissem. Foi até um sonho na vida de muitos”, observou.

Fonte:Acorda Cidade/Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade - 19/11/2022

0 comentários:

Postar um comentário