domingo, 9 de agosto de 2009

Literatura:Escritor chileno Alfonso Calderón morre aos 78 anos de idade


O escritor chileno Alfonso Calderón, Prêmio Nacional de Literatura em 1998, morreu hoje aos 78 anos por causa de um infarto, informa a imprensa local.
O corpo do crítico e cronista, que era membro da Academia Chilena da Língua desde 1981, será velado na Universidade Diego Portais, em Santiago, a partir desta tarde, e será cremado na segunda-feira.
Calderón, pai da poetisa Teresa Calderón, foi subdiretor da Biblioteca Nacional em meados dos anos 90, dirigiu a revista 'Mapocho' e trabalhou como crítico nas revistas 'Ercilla', 'Hoy' e 'Apsi'.
Nascido em 1930 em San Fernando, 140 quilômetros ao sul de Santiago, Calderón conservou sempre o costume de escrever em seu diário, que levou a uma série de livros, o primeiro deles intitulado 'La Valija de Rimbaud' (A Maleta de Rimbaud).
Dentro de suas obras mais importantes, estão seus livros de poesia 'Primer consejo a los arcángeles del viento' (Primeiro conselho aos arcanjos do vento), de 1949; 'El país jubiloso' (O conselho aos arcanjos do vento), de 1949; 'El país jubiloso' (O país jubiloso), de 1958; 'Isla de los bienaventurados' (Ilha dos bem-aventurados), de 1973, e 'Poemas para clavecín' (Poemas para cravo), de 1978, assim como o romance 'Toca esa rumba, don Azpiazu' (Toca essa rumba, dom Azpiazu), de 1970.

Fonte:Redação correio/Foto:google

0 comentários:

Postar um comentário