domingo, 6 de maio de 2012

Mundo: François Hollande é o novo Presidente da França

Hollande vai assumir o governo no próximo dia 15 -Foto:reprodução

O socialista François Hollande foi eleito presidente da França neste domingo (6) depois de vencer o atual presidente Nicolas Sarkozy no segundo turno. Hollande assume o governo no dia 15 de maio.
O presidente Sarkozy, em discurso a partidários, admitiu a derrota para o rival, depois da divulgação de sondagens de vários institutos de pesquisas. "Aceito essa derrota por causa dessa França aberta, democrática", disse ele. O público gritava "Nicolas, Nicolas".
Segundo os institutos CSA, TNS, Sofre e Ipsos, Hollande teve 52% dos votos, frente a 48% do adversário, o atual presidente Nicolas Sarkozy, que tem um perfil mais conservador.
Já as estimativas do institutos Harris Interactive variam entre 52,7% e 53,5%, também a favor de Hollande.
Primeiro turno

No primeiro turno, no dia 22 de abril, Hollande foi o mais votado com 28,63% dos votos. Sarkozy teve 27,18% dos votos na ocasião, levando a decisão para o segundo turno.
Caso os resultados da boca de urna se confirmem, Hollande será o segundo presidente socialista da França desde 1958, quando foi fundada a Quinta República Francesa por Charles De Gaulle. O primeiro foi François Mitterrand, à frente do poder entre 1981 e 1995.
Cerca de 45,5 milhões de franceses votaram nas eleições.

0 comentários:

Postar um comentário