quinta-feira, 22 de maio de 2014

Eleição na UFBA: Prof. João Salles foi o mais votado para reitor



A consulta pública que indica o nome do novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi encerrada na manhã desta quinta-feira (22). Em uma das disputas mais acirradas dos últimos anos, com quatro candidatos, o pleiteante mais votado foi o candidato João Carlos Salles, da Chapa 1.
Professor da Faculdade de Filosofia, Salles recebeu 7.593 votos nas 45 unidades de votação. Entre os docentes da instituição, ele arrecadou mais votos, 81 no total, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Já entre os estudantes, o candidato da Chapa 1 foi o preferido dos alunos do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), com 1030 votos somente deles.
Salles também conseguiu mobilizar os servidores do Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), obtendo 316 votos técnicos. O segundo candidato mais votado durante a consulta foi Dirceu Martins, da Chapa 4, atual pró-reitor de Administração. Ele alavancou um total de 3.039 votos entre professores, alunos e servidores.
João Salles (1º à esq) recebeu mais de 7 mil votos durante consulta; Dirceu Martins (2º à esq) ficou em segundo lugar, seguido por Nelson Pretto (3º à esq) e Luiz Rogério (4º à esq)
(Fotos: Arquivo Correio)
O terceiro lugar ficou com Nelson Pretto, da Chapa 2, professor da Faculdade de Educação. O candidato da Chapa 3, Luiz Rogério, atual vice-reitor, recebeu 1.208 votos. 
Com o fim da consulta pública, o nome do mais votado é encaminhado para os Conselhos Universitário (Consuni) e Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que elaboram a lista tríplice, que contará também com dois novos candidatos.
A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) no dia 18 de junho. A partir da lista, o ministro Henrique Paim nomeia o novo reitor, que toma posse em agosto e exerce durante o quadriênio 2014-2018.
Fonte:CorreiodaBahia

0 comentários:

Postar um comentário