foto:divulgação
Salvador, uma cidade rica em cultura, completa 475 anos nesta sexta-feira (29). Desde sua fundação em 1549, a capital baiana tem sido palco de eventos marcantes que contribuíram para sua história e para sua posição como uma das cidades mais vibrantes e importantes do Brasil. Para celebrar o aniversário da terra dos cantos, encantos e axé, o BN Hall preparou uma lista com algumas visitas ilustres que ajudaram a colocar a cidade nos holofotes internacionais.
A RAINHA DEU UMA VOLTA NA CIDADE
A capital baiana foi o segundo destino da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, no Brasil durante sua única viagem ao país, em 1968. Na época, a monarca britânica desembarcou no Aeroporto de Guararapes, no Recife (PE), ao lado do Príncipe Philip, após assistir aos Jogos Olímpicos no México.
Após a visita à capital pernambucana, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip seguiram viagem para Salvador, onde ficaram hospedados no Palácio Rio branco e realizaram um passeio pela região da Praça Castro Alves, Igreja de São Francisco, Museu de Arte Sacra, Mercado Modelo e outros pontos turísticos, na companhia do prefeito de Salvador na época, Antônio Carlos Magalhães. Ainda na cidade, o casal foi recepcionado pelo governador Luís Viana Filho (1908-1990) no Palácio da Aclamação em um cerimônia que contou com a presença do escritor Jorge Amado (1912-2001) e do artista plástico Carybé (1911-1997).
MADRE TERESA FUNDA CRECHE NA CAPITAL BAIANA
Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) esteve em Salvador em 1979, a pedido do Papa João Paulo II, onde fundou a Creche das Irmãs Missionárias da Caridade. Beatificada pela Igreja Católica em 2003, a santidade foi batizada como Santa Teresa de Calcutá e chegou a ganhar um Prêmio Nobel da Paz (1979) por suas ações de caridade.
Em 1980, o Papa João paulo II desembarcou em Salvador e foi recebido pelo então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, além de autoridades civis e militares, e por Irmã Dulce. O pontífice visitou a Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, e de lá passeou pela orla da cidade, passando por outros bairros, a bordo do papamóvel.
MOONWALKER NO PELOURINHO
Um dos momentos históricos que ficou na memória dos soteropolitanos foi a gravação do famoso clipe de Michael Jackson, "They Don't Care About Us", realizado no Pelourinho em 1996, que contou com a participação do Olodum. A presença do Rei do Pop nas ruas históricas da cidade atraiu olhares do mundo todo, colocando Salvador sob os holofotes globais. Atualmente, o clipe ultrapassa a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube.
TODO MUNDO AMA SALVADOR
A atriz Tichina Arnold, conhecida pelo papel de Rochelle na série de TV "Todo Mundo Odeia O Chris", foi uma das personalidades que marcaram presença no Carnaval de Salvador. Em 2013, a artista subiu nos trios das banda Olodum e Muzenza.
"OMG! Eu estava em dois trios elétricos na Bahia no último dia de Carnaval. Nos trios do Olodum e Muzenza! Dia incrível. Estou exausta", publicou Tichina nas redes sociais.
0 comentários:
Postar um comentário