sexta-feira, 26 de abril de 2024

Salvador; Bienal do Livro Bahia começou nesta sexta-feira no Centro de Convenções


    FOTO: Luis Vasconcelos/ bn Hall
   

Romance, ficção científica, fantasia, suspense. Independentemente do gênero, um livro é sempre capaz de oferecer diversas experiências aos leitores, estimulando o imaginário de quem se aventura por suas páginas. 

 

É com essa perspectiva que Salvador recebeu, nesta sexta-feira (26), a Bienal do Livro Bahia, um dos maiores eventos literários do país, que se estenderá até o dia 1° de maio. Para ajudar os amantes da feira, o BN Hall trouxe um guia completo mostrando todos os espaços e opções disponíveis para facilitar o acesso do público à experiência cultural oferecida.

 

 

A abertura da Bienal aconteceu no Centro de Convenções Salvador e contou com uma cerimônia no espaço “Arena Jovem", destinado ao público adolescente e jovem-adulto. O momento teve a participação do autor Itamar Vieira Jr, do prefeito Bruno Reis e de Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events, empresa responsável pela realização do evento em Salvador. 

 

 

Com uma programação que promete promover uma imersão no universo da literatura, a Bienal do Livro Bahia reunirá cerca de 170 atrações durante os seis dias e estima-se que 90 mil pessoas compareçam ao local.  Sob o tema “Histórias que a Bahia nos conta”, a feira de livros possui três setores, que procuram atingir públicos distintos, a exemplo do “Espaço Infantil", dedicado às crianças. Com o conceito de "Janelas Encantadas", esta área tem como propósito aproximar os pequenos da literatura baiana, oferecendo uma variedade de atividades que incluem sessões de contação de histórias, espetáculos com narrativas e cantigas, além de outras formas lúdicas de entretenimento.

 

 

Cada ambiente conta com estandes das editoras e livrarias participantes do evento, como Globo Livros, Rocco e LDM, onde os visitantes podem encontrar livros por preços variados. Na Bienal, o público pode encontrar também pontos de vendas destinados à cultura pop e estandes exclusivos para autores independentes, onde estes escritores se dedicam a divulgar as suas produções originais. 

 

 

Entre os destaques do primeiro dia está o painel da TV Bahia  “O Feminino a partir da escrita e do discurso”, com participação das jornalistas Jéssica Senra e Luana Assiz e da comunicadora Camila Apresentação. 

 

Uma das mesas de debates mais aguardadas desde o anúncio da programação contou com os escritores Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, e Luciany Aparecida. Com o tema “Qual Bahia?”, os autores se reuniram no espaço “Café Literário” para mostrar os destaques da literatura baiana, abordando assuntos como reconhecimento de territórios, processos de criação de personagens e vivências. 

 

 

Após as apresentações dos painéis com os convidados, o público ainda teve a oportunidade de obter senhas para as sessões de autógrafos com as personalidades que participam do evento. Os ingressos para participar da Bienal do Livro Bahia podem ser adquiridos através da bilheteria do Centro de Convenções ou pelo site do evento.



Fonte: BN HALL/REPRODUÇÃO - 26/04/2024

0 comentários:

Postar um comentário