terça-feira, 5 de julho de 2011

Brasil: Câmera aprova alteração no fuso horário do Acre e do sudoeste do Amazonas

Passarela sobre o Rio Acre em Rio Branco-Foto:Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em caráter conclusivo (não precisa ser votado pelo Plenário), o projeto que altera o fuso horário do Acre e do sudoeste do Amazonas de "menos quatro horas" para "menos cinco horas" do fuso horário Greenwich. Na prática, os moradores dessas regiões deverão atrasar seus relógios em uma hora, ficando duas horas atrás do horário de Brasília. As informações são da Agência Câmara.

A proposta ratifica o resultado do referendo realizado no Acre em outubro de 2010, quando quase 60% dos eleitores rechaçaram o horário imposto por uma lei de 2008 que determinou que a região adiantasse os relógios em uma hora.

O relator da CCJ, Mendonça Filho (DEM-PE), recomendou a aprovação do projeto. O texto seguirá agora ao Senado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara.

Segundo o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), autor do projeto, "até hoje, a população não conseguiu se adaptar à mudança de horário, o que tem refletido em alterações biológicas, acarretando transtornos físicos e psicológicos. Ademais, as crianças são as mais prejudicadas, tendo em vista que vão para a escola quando ainda está escuro, o que tem provocado queda no rendimento escolar".



Fonte:Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário