terça-feira, 29 de novembro de 2011

Educação: MEC corta 365 vagas nos cursos de Enfermagem e Farmácia de faculdades particulares na Bahia

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 29, o corte de mais 365 vagas em 12 instituições que oferecem cursos de enfermagem e farmácia que obtiveram resultado insatisfatório em avaliações da pasta na Bahia. Em todo país, foram cortadas 3.968 vagas em 148 no cursos de enfermagem, odontologia e farmácia.
Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça.
O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. O percentual de vagas suspensas variou de 20% a 65% da oferta original dependendo da nota alcançada pelo curso. No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC.
A maior redução foi na área de enfermagem, que perdeu 296 das 1.219 vagas na Bahia. De acordo com a presidente da Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior (Abames), Nadja Viana, em Salvador foram cortadas 251 dentre as mil vagas oferecidas na cidade, o equivalente a 25,1%. Em todo país, o curso teve  2.572 vagas cortadas.
Em farmácia, as medidas reduzem 69 das 290 vagas existentes no Estado. Na capital foram cortadas 56 vagas das 224 oferecidas na cidade (25%), contabiliza Nadja. No Brasil, os cortes em farmácia atingem 40 graduações e cortam 1.107 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas no país. Na Bahia não houve cortes nesse curso.
Avaliação - Apesar da redução de 25% nos cursos de enfermagem e de farmácia na Bahia, Nadja Viana acredita que não vai faltar vagas nesses cursos no Estado. Ela afirma que em geral há ociosidade nas vagas oferecidas na Bahia, em especial no caso de enfermagem, por isso os estudantes não devem sentir tanto o impacto dessas reduções.
Por outro lado, a presidente da Abames acredita que a medida cautelar será benéfica às instituições e aos alunos, uma vez que elas terão de terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta, supervisionadas pelo ministério. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. “A auto avaliação é sempre muito bem vinda para qualquer instituição. A busca pela qualidade é interesse de todos”, analisa.
Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.
Parcimônia - Na hora de avaliar as instituições, é importante ressaltar que os índices do MEC são calculados a partir da avaliação do aluno por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), afirma Nadja. Ela lembra que os estudantes são obrigados a fazer o exame para a colação de grau, mas o desempenho dele no Enade não entra no histórico escolar. Por isso, caso ele faça a prova com desinteresse, não é ele que é punido, mas a instituição. “Nem sempre o estudante está consciente da importância da participação no Enade, por isso pode haver desinteresse na hora de fazer a prova, assim como boicote”, afirma.
O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.
Confira a lista das instituições que sofreram corte no número de vagas na Bahia:
Enfermagem
Faculdade Dom Pedro II (Salvador) – 40 reduzidas de 200
Faculdade Metropolitana de Camaçari – 24 vagas reduzidas de 71
Faculdade Nobre de Feira de Santana -  29 vagas reduzidas de 97
Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas -  19 vagas reduzidas de 93
Faculdade Regional de Alagoinhas - 16 vagas reduzidas de 82
Faculdade Regional da Bahia - 12 vagas reduzidas de 60
Faculdade Santo Antonio - 40 vagas reduzidas de 200
Faculdade São Camilo - 36 vagas reduzidas de 120
Faculdade São Salvador - 38 vagas reduzidas de 126
Faculdade São Tomás de Aquino – 45 vagas reduzidas de 90
Farmácia
Faculdades Integradas da Bahia -  32 vagas reduzidas de 106
Faculdade Delta - 24 vagas reduzidas de 118
Faculdade Pítagoras deTeixeira de Freitas – 13 vagas reduzidas de 66

Fonte:Renata Moreira de atarde e ag.Brasil
Imagem:Google

0 comentários:

Postar um comentário