(Twitter: @bocaonews)
O blogueiro João Andrade Neto foi preso no final da tarde desta quinta-feira (10) após o cumprimento de um mandado de prisão. O requerimento foi expedido pelo juiz José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal da Comarca de Salvador. A prisão se deu por uma condenação pelos crimes de difamação e extorsão, em um processo que tramitava na Justiça desde 2010. Os atos foram cometidos contra, pelo menos, seis vítimas diferentes.
A sentença contra João Andrade Neto neste processo foi expedida em 2014, entretanto, desde aquele momento, o blogueiro vinha apresentando recursos que adiaram a execução da pena.
Sua condenação prevê o cumprimento de 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado e pagamento de 110 dias-multa com o valor fixo em um trigésimo do maior salário mínimo vigente.
A condenação foi baseada nos depoimentos das vítimas, documentos apreendidos, escutas telefônicas autorizadas, registros das publicações ofensivas no site “Pura Política” e a desobediência de João Andrade Neto a decisões judiciais anteriores.
O ESQUEMA
O blogueiro era dono do antigo site “Pura Política” e buscava extorquir vítimas alegando possuir informações caluniosas, injuriosas ou difamatórias contra elas, exigindo determinadas quantias para que tais dados não fossem publicados em seu portal.
Fonte:BN -11/07/2025
0 comentários:
Postar um comentário