Linha Vermelha: iluminação em LED e segue margeando o rio Jaguaribe (Mateus Pereira/Divulgação)
Quem estiver na Avenida Paralela e quiser chegar em Cajazeiras tem uma nova opção de caminho. O governo do estado inaugurou nesta sexta-feira (23) o terceiro trecho da Linha Vermelha, que liga as avenidas Orlando Gomes e Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto. São 2 km de pista com três faixas de cada lado.
A nova via tem ciclovia em um dos lados, semáforo e faixas de pedestre. A obra foi realizada com recursos dos governos estadual e federal, e o valor está orçado em R$ 78,3 milhões.
A educadora social Bárbara Trindade, 43 anos, mora em Fazenda Grande II e contou que toda vez que precisa sair de casa para ir até a Estação da Lapa leva, em média, uma hora e meia. Agora, ela acredita que a situação vai melhorar. "Vou levar cerca de 30 minutos de ônibus ou também posso pegar o metrô e chegar rápido do mesmo jeito", disse.
O governador Rui Costa, que inaugurou a via, contou que o objetivo da Linha Vermelha é integrar o bairro de Cajazeiras e adjacências à estação do metrô do Bairro da Paz.
"Essa obra vai dar acessibilidade a todas as comunidades no entorno da Estrada Velha do Aeroporto, Boca da Mata, Fazenda Grande e Cajazeiras, e garantir que os moradores acessem as estações do metrô em cinco minutos. É uma obra que vai transformar a mobilidade da cidade", disse.
O trecho inaugurado nesta sexta foi batizado de Avenida 29 de março, uma homenagem a data de fundação de Salvador. O último pedaço da Linha Vermelha será a duplicação da Via Regional e está previsto para ficar pronto em março de 2019.
Na prática, o primeiro trecho foi a duplicação da Avenida Orlando Gomes até a Avenida Paralela. O segundo, inaugurado hoje, segue da Paralela até a Aliomar Baleeiro. O terceiro será a duplicação da Via Regional, que liga a Aliomar Baleeiro a Águas Claras. Enquanto o quarto e último trecho é a ligação de Águas Claras a BR-324, que já foi entregue e está em funcionamento. Todo esse caminho terá 20 km e foi batizado de Linha Vermelha.
Além dessa via, está em construção a Linha Azul, que terá 12 km de extensão e vai fazer a ligação entre os bairros de Patamares, na Orla Atlântica, e Lobato, no Subúrbio Ferroviário.
Nova via interliga estações do metrô do Bairro da Paz (acima) com Águas Claras e Pirajá (Foto: Mateus Pereira/Divulgação) |
"São duas avenidas transversais. Na história de Salvador é a primeira vez que se corta transversalmente a cidade, garantindo a ligação entre a orla atlântica e o Subúrbio. Com isso quatro estações de metrô estão sendo interligadas, Bairro da Paz e Águas Claras, Pirajá e Pituaçu, garantindo que as comunidades consigam acessar as estações em 5 minutos", afirmou o governador.
O local tem iluminação em LED e segue margeando o rio Jaguaribe.
Confira como acessar:
Do Centro para a EVA
|
Da Orlando Gomes para a EVA |
Do Aeroporto para a EVA |
0 comentários:
Postar um comentário