terça-feira, 5 de outubro de 2021

Filhas da atriz Samara Felippo são alvos de ataques racistas: “cabelo de suas filhas são horrorosos”

Filhas da atriz foram vitimas de ataques racistas/ Foto: reprodução redes sociais


 A atriz Samara Felippo usou as redes para denuncias que há anos ela e suas filhas são alvos de ataques racistas. Além disso, Filippo explica que foi a partir de um pedido de uma de suas filhas que ela resolveu se envolver com a militância política antirracista.

“Não adianta você simplesmente dizer q não é racista. É preciso pensar e agir. Imaginem quantas crianças pretas sofrem todos os dias, deixam de estudar, machucam seu coro cabeludo pra alisarem os cabelos, se odeiam e crescem cheias de dores e traumas”, comenta a atriz.

Em seguida, a atriz relata que nasceu em uma família racista. “Comecei meu trabalho como ativista nas redes sociais sem saber nada, comecei meio que num baque de ódio por minha filha querer alisar o cabelo aos 7 anos pra se encaixar na turminha de amigas brancas da escola. Fui me desconstruindo a cada dia, a cada descoberta e uma delas foi o quanto cresci racista”.

“Nessa reeducação, fui procurando, estudando e aplicando em casa com minhas filhas. Mas você branco não precisa ser pai ou mãe de uma criança preta para começar a agir”, disse Felippo.

A atriz elenca algumas formas de combater o racismo. “Acredito q existem muitas formas de combater o racismo, a 1º é nomear, RACISMO, ele existe e é um fato, a 2º é brancos reconhecerem seus PRIVILÉGIOS e a 3º pra mim, dentro da minha história é a representatividade positiva, não só para crianças pretas se reconhecerem e entenderem que seus cabelos, traços e raízes são sinônimos de beleza mas para que crianças brancas cresçam com a normalização de corpos pretos ocupando espaços relevantes, de destaque por toda a sociedade”.

Por fim, ela questiona: “Como reconhece e o que faz numa situação racista? A escola de seus filhos tem uma educação antirracista? O q você acha que ainda reproduz mergulhado dentro da sua bolha branca?”.

Fonte:Revista Fórum - 05/10/2021 14h:10min.

0 comentários:

Postar um comentário