quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

China critica postura dos EUA na crise Rússia-Ucrânia: “Irresponsável”

                                            foto:reprodução

 A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, criticou a postura dos Estados Unidos na crise geopolítica do leste europeu. Para a diplomata, as sanções americanas colocam “lenha na fogueira”.

Nesta quarta-feira (23/2), Chunying disse à imprensa local que a postura americana não tem colaborado para a resolução do conflito.

“Os Estados Unidos não deixaram de vender armas para a Ucrânia, aumentando a tensão e criando pânico”, salientou.

“Alguém que joga lenha na fogueira e acusa os outros assume uma postura imoral e irresponsável”, frisou a diplomata.

O governo chinês, segundo Chunying, não pretende impor sanções econômicas ao governo russo. Esse tipo de medida já foi imposta pelos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Japão. Nunca foram uma forma eficaz de resolução de conflitos”, resumiu.

Repercussão

Nesta quarta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que o parlamento ucraniano aprove um decreto de estado de emergência válido por 30 dias. O governo passou a permitir que civis portem armas. É mais uma medida diante da tensão geopolítica no leste europeu.

Zelensky alertou que os riscos de um conflito entre a Rússia e a Ucrânia ameaçam toda a Europa. O presidente ucraniano quer mais sanções contra os russos e pediu armas aos países do Ocidente.

Fonte: Metropoles - 23/02/2022 18h:20

0 comentários:

Postar um comentário