quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Novo Governo: Conheça Silvio Almeida, futuro ministro dos Direitos Humanos


Advogado e professor Silvio Almeida
Reprodução/Wikipedia - Advogado e professor Silvio Almeida

O presidente eleito,  Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou  Silvio Almeida  como futuro ministro dos Direitos Humanos. Ele é professor, filósofo e advogado.

Silvio fez parte do grupo técnico de direitos humanos durante a transição de governo e é considerado um dos maiores especialistas em questão racial no  Brasil.

O especialista foi um dos que recomendaram a Lula a revogação de indicações feitas pelo governo Jair Bolsonaro (PL)  para as comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos.

A Comissão de Anistia foi criada em 2002, com o objetivo de oferecer reparação a vítimas ou familiares de vítimas de perseguição durante a ditadura militar (1964-1985).

Já a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos foi criada em 1995. O objetivo do grupo é reconhecer desaparecidos por atividades políticas entre 1961 e 1979, período que engloba parte da ditadura militar até o ano em que foi promulgada a Lei da Anistia.

Silvio Luiz de Almeida nasceu em São Paulo. Ele é pesquisador do programa de pós-doutorado da Faculdade de Economia da USP, professor de graduação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito do Mackenzie.

Além disso, é presidente do Instituto Luiz Gama, uma associação civil sem fins lucrativos formada por acadêmicos, juristas e militantes de movimentos sociais que atua na defesa das causas populares.

Fonte:Portal IG -22/12/2022


0 comentários:

Postar um comentário