domingo, 8 de novembro de 2009

Educação: Expulsão de estudante repercute na imprensa internacional


A expulsão da ex-estudante de turismo da Uniban, Geisy Arruda(foto), ganhou espaço neste domingo nas versões on-line de alguns dos principais jornais do mundo. Agências de notícias internacionais, como Associated Press e Efe, repercutiram a decisão de expulsar a estudante após ela ter sido xingada nos corredores da universidade, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), por usar um microvestido rosa.
m artigo, o New York Times, destaca o fato de a história de Geisy ter ganhado as manchetes após a estudante ter sido escoltada pela polícia, para que pudesse deixar as dependências da universidade.
Ao final do texto, o jornal diz que, apesar de o Brasil ser conhecido por suas roupas sumárias, a maior parte dos estudantes usam roupas mais modestas nas universidades, como jeans e camisetas.
Outros jornais que deram destaque para o caso de Geisy foram o Guardian e o Daily Telegraph, ambos do Reino Unido. Além disso, a versão on-line da rede americana CBS traz matéria sobre a expulsão da estudante.
Anúncio
No anúncio em que divulgou a expulsão da aluna, a universidade afirma que ela frequentava a unidade com trajes inadequados "indicando uma postura incompatível com o ambiente".
A nota diz ainda que "a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar".
Geisy afirmou à Folha Online neste sábado (7) que a decisão da universidade é absurda. "Eu fui a vítima. Como que eu posso ser expulsa? A vítima é expulsa da faculdade?"
O advogado da universitária, Nehemias Melo, disse que ainda não foi notificado pela universidade a respeito da expulsão. "Fui informado pela imprensa. Lendo a nota, fiquei perplexo. Estou atordoado."
Educadores, advogados e entidades de defesa das mulheres também criticaram a decisão.
Em entrevista ao blog do Josias, o advogado da reitoria da Uniban, Décio Lencioni Machado, disse que a aluna "sempre gostou de provocar os meninos". "O problema não era a roupa, mas a forma de se portar, de falar, de cruzar a perna, de caminhar.


Fonte:Folhaonline

Foto:Fabio Braga/02 Nov 09/Folha imagem

0 comentários:

Postar um comentário