quarta-feira, 20 de março de 2013

UNEB de Coité comemora 21 anos de atuação na região sisaleira



                               Prof. Djair Ferreira - diretor do Campus(foi docente do Campus XVI-Irecê) e Profa. Adriana Mármori -Vice-Reitora -foto:reprodução
 
O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, deu início às comemorações dos 21 anos de sua fundação na tarde da última segunda-feira (18). A abertura dos festejos foi realizada no Centro Cultural Ana Rios de Araújo e contou com a presença de gestores da universidade e municipais, professores, estudantes, funcionários, egressos, fundadores e autoridades religiosas.
Os estudantes do curso de radialismo, Jackson Santos e Milena Sant’ana, abriram o evento com apresentação musical. O grupo de dança Tributo ao Corpo, da cidade de Riachão do Jacuípe, deu seguimento à celebração.
O diretor do DEDC, Deijair Ferreira da Silva iniciou o seu discurso ressaltando que o departamento está à disposição da comunidade local. Ele solicitou aplausos para todos que contribuem para o Campus XIV manter suas atividades e destacou a importância dos responsáveis pela concretização da instituição na região sisaleira da Bahia.
“A UNEB é incisiva, está em várias cidades, assim sendo, parabenizamos particularmente o campus de Coité, por em seus 21 anos ajudar no desenvolvimento de pessoas desta região”, ressaltou o professor.
Vice-reitora e pró-reitora de Extensão (Proex) da universidade, Adriana Marmori frisou a importância dos três segmentos da instituição para o bom funcionamento das atividades no interior do estado.
“A Universidade é feita pelas mãos dos diretores, técnicos, professores e estudantes. A UNEB continua lutando para permanecer viva, pois acredita nos sonhos. Quero ainda parabenizar aos homens e mulheres que lutaram incansavelmente pela implantação deste departamento na região”, ressaltou a gestora, representando o reitor Lourisvaldo Valentim, que precisou se ausentar em virtude de evento familiar.
Segundo o titular da Diretoria Regional de Educação (Direc-12), José Jivaldo de Jesus, que representou o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário estadual da Educação (SEC), Osvaldo Barreto, frisou que UNEB representa social e culturalmente o povo baiano.
Prefeito de Conceição do Coité e egresso do curso de letras com português e literaturas, Francisco de Assis (PT) ratificou apoio à universidade: “Ficarei mais feliz ainda, se ao final do meu mandato os projetos de pesquisa e extensão apoiados pelo nosso governo tiverem contemplado toda a comunidade”.

21 anos de DEDC

O professor Felipe Cedraz e o padre Luís Rodrigues, ex-coordenador do curso de letras com português e literaturas, narraram o processo de implantação o Campus XIV.
“Foi uma luta dolorosa, enfrentamos uma política muito complicada, mas tivemos ao nosso lado pessoas comprometidas com o desenvolvimento tanto da cidade quanto da região”, enfatizou Luís.
“Quero dizer que foi difícil, mas com muita força de vontade conseguimos tornar real o sonho de muitas pessoas, e hoje nos orgulhamos por saber que essa semente que foi plantada há 21 anos está dando bons frutos. Parabéns a todos que fizeram parte dessa história, parabéns ao povo de Conceição do Coité”, complementou Felipe.
Ainda durante a tarde, nova mesa solene foi formada com participação dos pró-reitores de Graduação (Prograd), José Bites, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, de Administração (Proad), Durval Uzêda, do chefe da Procuradoria Jurídica (Projur), Eduardo Lessa, de representantes do governo, da sociedade civil, docentes, discentes, técnicos e funcionários.
A programação do evento seguiu com palestra da professora Nádia Fialho, entrega de placas aos fundadores e funcionários do DEDC e foi encerrada com o show do técnico administrativo Dó Nascimento.

Sessão Solene na Câmara de Vereadores

À noite, a Câmara de Vereadores promoveu sessão especial em comemoração aos 21 anos de fundação do Campus XIV. A homenagem, proposta pelo vereador Lindo de Neuza (PTB), foi o reconhecimento do legislativo coiteense ao trabalho socioeducativo desenvolvido pela comunidade acadêmica da instituição em toda a região sisaleira da Bahia.
“Em degraus, a UNEB tem sido reconhecida como uma das melhores instituições públicas. Avante unebianos do departamento de Conceição do Coité. Pois vocês fazem parte desta história. Parabéns UNEB, parabéns estudantes, funcionários, professores, gestores, parabéns a todos que não passaram esses 21 anos como meros espectadores dos resultados, mas que semearam sucesso e conquistas”, celebrou o vereador.
A vice-reitora Adriana Marmori, que durante discurso apresentou a universidade aos parlamentares, destacou a importância de comemorar a data junto aos fundadores do departamento.
“Coité está de parabéns pelos 21 anos, vendo e ouvindo todas as pessoas que foram responsáveis pela concretização desse sonho, podemos dizer que o passado se configura aqui agora no presente”, frisou a gestora.
O diretor Deijair Ferreira agradeceu ao vereador pelo requerimento da sessão e solicitou suporte da casa para iniciativas do DEDC: “Precisamos pensar grande e pedimos que esta casa crie um projeto de ampliação do nosso departamento, pois queremos trazer novos cursos, executar mais projetos e, sobretudo, levar a comunidade coiteense e da região para vivenciar o espaço da Universidade e isso só será possível se tivermos um espaço maior”.
Na ocasião, placas de homenagem foram entregues a personagens responsáveis pela consolidação do Campus XIV, em Conceição do Coité.
As comemorações do aniversário de 21 anos da fundação do DEDC reservam ainda extensa programação até a próxima sexta-feira (22), com exposição de estandes sobre municípios da região, apresentações artísticas, depoimentos de egressos e exibição e discussão de filmes.

Fonte: Texto: Renilson Silva Pinto, do Núcleo de Comunicação do DEDC/Campus XIV, com edição da Ascom. Fotos: Renilson Silva Pinto e Raimundo Mascarenhas.

Reprodução: site da instituição

0 comentários:

Postar um comentário