quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Concurso: Prefeitura de Salvador vai nomear professores até fevereiro

Secretário de Educação  de Salvador - foto:Raul  Spinassé l Ag.atarde/reprodução
O secretário da Educação de Salvador, Guilherme Bellintani  Bellintani, anunciou, nesta terça-feira, 21, que pretende entregar 15 mil vagas em cheches e pré-escolas até o final de 2016. Hoje o déficit estimado é de 100 mil vagas para crianças entre zero e cinco anos.
"Parte do índice de desemprego (em Salvador) é fruto da falta de creches", aponta o secretário. Ele comenta que muitas mães não têm como buscar um emprego por não ter onde deixar os filhos.
Segundo o secretário, a falta de vagas para pré-escola traz prejuízos não somente sociais, mas também educacionais: Bellintani aponta que as experiências escolares entre zero e cinco anos são fundamentais para o sucesso do aluno quando jovem e adulto.
Creches e  professores
Para combater o problema, disse que foi aprovado esta semana projeto para a construção de creches com 300 metros quadrados, com recursos do município.  O prefeito ACM Neto determinou que não se esperassem mais recursos federais, que vinculavam a destinação à construção de creches com 2,8 mil metros quadrados - a escassez de terrenos com estas dimensões seria um empecilho.
Bellintani  afirmou que professores que prestaram concurso em 2010 devem ser chamados até fevereiro, quando finda a validade do certame. Secretário disse que não há ainda número fechado de quantos professores serão chamados.
Com a aprovação do plano de cargos e salários da categoria no final do ano passado, foi destinado maior tempo a atividades extra-classe para os docentes e isto deve ser compensado com a chamada de mais profissionais para que a carga horária de aulas seja mantida.
Foram convocados 1.829 professores, em 2013 e 2014, e as novas contratações devem se encaixar no orçamento de R$ 1 bilhão - 81,22%  para despesas com pessoal.
Fonte:atardeonline

0 comentários:

Postar um comentário