terça-feira, 26 de maio de 2020

Covid-19: Prefeito do Guarujá desmente Eduardo Bolsonaro sobre prisão de surfistas

Na tarde de ontem (25), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), usou sua conta no Twitter para fazer duras críticas ao prefeito do Guarujá (SP), Válter Suman (PSB). Segundo Eduardo Bolsonaro, Suman teria ordenado que a guarda municipal da cidade, localizada no litoral de São Paulo, prendesse surfistas que estavam na região na orla.
 No vídeo compartilhado pelo parlamentar, uma pessoa não identificada narra a situação. É possível ver mais de cinco viaturas da Guarda Civil Metropolitana no local abordando pessoas e uma série de pranchas encostadas. Porém, apesar do que foi dito por Eduardo Bolsonaro, não é possível ver nenhuma pessoa algemada, ou sendo levada pela GCM.
Eduardo Bolsonaro disse ainda que a atitude de Válter Suman é similar à do prefeito de Manaus, que foi chamado de ‘bosta’ por seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante a reunião ministerial polêmica que foi divulgada na última sexta-feira. Ele ainda acrescenta que tal atitude é “Uma vergonha para a cidade, conhecida pelo surf e não por bons governantes. Isto vai na contramão da ciência, que defende que o sol estimula a vitamina D e assim previne contra o COVID. Além do mais, dentro d’água não há contato entre os surfistas e o isolamento social é natural”, disse o deputado.
Após as postagens no Twitter começarem a ser compartilhadas, o prefeito Válter Suman publicou uma nota, em sua conta oficial no Facebook, afirmando que nenhum surfista foi preso, mas que houve sim descumprimento da legislação municipal que proíbe o acesso às praias como medida de prevenir aglomerações.
Suman ainda lamentou “o posicionamento e os termos agressivos utilizados nas redes socais pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que, mesmo sem conhecer a realidade dos fatos, teceu críticas descabidas à ação da Guarda Civil Municipal (GCM).”

fonte: Pipeify 26/05/2020 11h:08min.

0 comentários:

Postar um comentário