sexta-feira, 29 de maio de 2020

Operação contra bolsonaristas por fake news foi pedida pela PF

Pedido da PF para busca e apreensão no inquérito das fake news
imagem:Veja.com/reprodução
A crítica da família Bolsonaro e do presidente, após o cumprimento dos 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito das fake news, tem sido focada no Supremo Tribunal Federal (STF) e no ministro Alexandre de Moraes. Contudo, o pedido para que fosse deflagrada a operação desta quarta-feira, 27, — e mesmo a solicitação para que os envolvidos sejam ouvidos na investigação — teve por base uma solicitação da Polícia Federal.
Diz o relatório da PF reproduzido na decisão de Moraes:“(…) para a completa confirmação da autoria e materialidade do fato ora analisado seriam necessárias medidas de polícia judiciária, tais como apreensão dos equipamentos de informática (hardwares) e a realização de perícia nos mesmos e oitiva dos envolvidos.”
A Polícia Federal está no centro de outro inquérito aberto no STF após o ex-juiz Sergio Moro deixar o Ministério da Justiça acusando o presidente de tentar interferir no órgão. Em reunião ministerial do dia 22 de abril, que segundo Moro evidenciaria a suposta tentativa de Bolsonaro de controlar a PF, o presidente disse: “Eu não vou esperar f* a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira.”
Nesta quinta-feira, 28, ao sair do Palácio do Alvorada, Bolsonaro afirmou que “não teremos outro dia igual a ontem”. “Acabou, p*!”, disse aos berros o presidente. “Não teremos outro dia como ontem, chega.” A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no inquérito das fake news que apura ofensas, ataques e ameaças contra ministros do Supremo. Entre os alvos estavam políticos, empresários e ativistas bolsonaristas. Era justamente a preocupação que Bolsonaro demonstrara na reunião.
fonte:Veja.com - 29/05/2020 -10h:38min.

0 comentários:

Postar um comentário