terça-feira, 23 de março de 2021

Na Bahia também há registro de mortes por uso indiscriminado de 'kit Covid', diz Sec. Saúde

 

Bahia já registrou mortes por uso indiscriminado de 'kit Covid', admite Vilas-Boas
Foto: Reprodução/Youtube

A Bahia já registra mortes por insuficiência hepática fulminante relacionada ao uso indiscriminado, incorreto e sem indicação de medicamentos do “kit Covid”, disse o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (23). O grupo de medicamentos inclui a ivermectina, cloroquina, hidroxicloroquina e anticoagulante

 

O antipasasitário ivermectina está entre os mais utilizados. Ele pode causar danos graves no sistema nervoso, cardiovascular e gastrointestinal caso seja utilizada para finalidade errada e sem indicação médica. Se administrado sem indicação e em altas doses, o uso pode intoxicar o paciente e causar danos cerebrais e hepatite tóxica.

 

De acordo com Vilas-Boas, há casos, inclusive na Bahia, de pacientes que precisaram de transplante hepático de urgência devido a uso de ivermectina em dose alta. O secretário ressalta, no entanto, que o procedimento não é uma realidade no Brasil, e que “as pessoas não conseguiram nem ser listadas porque morreram de insuficiência hepática fulminante”.

 

“Não é uma medicação isenta de efeitos adversos. Quero avisar as pessoas, principalmente se fazem uso de álcool ou de suplementos para ficar fortinho e academia: essa combinação é um desastre para o fígado”, alertou Vilas-Boas em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM 92,3, nesta terça.

 

Vilas-Boas ressalta que o uso desses medicamentos é “dinheiro jogado na lata do lixo”.

 

São Paulo registra pelo menos cinco casos de pacientes incluídos na fila do transplante de fígado por hepatite causada por remédios do “kit Covid”. O estado ainda investiga três casos de morte por essa causa e que estão sendo associadas ao uso dos medicamentos. Informações do BN em 23/03/2021 às 18h:21min.

 

Assista a entrevista:

 

0 comentários:

Postar um comentário