terça-feira, 23 de março de 2021

Governo Bolsonaro volta a tentar expulsar diplomatas da Venezuela

                                                        frente da sede da embaixada da venezuela no Brasil - foto:reprodução

O governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a determinar a expulsão do corpo diplomático venezuelano após ter sido impedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de fazê-lo em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Por intermédio da Polícia Federal, o governo estabeleceu um prazo até o dia 2 de abril para que diplomatas venezuelanos que atuam no Brasil deixem o país.

A situação foi denunciada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) nesta segunda-feira (22) em transmissão ao vivo realizada pelo parlamentar. Pimenta foi um dos deputados que defendeu a Embaixada da Venezuela no Brasil de invasão promovida pelo deputado Juan Guaidó em 2019.

O parlamentar anunciou que vai ingressar nas próximas horas com aditamento a um pedido de habeas corpus que impetrou no ano passado, no Supremo Tribunal Federal, o qual garantia a permanência dos diplomatas venezuelanos no país.

“Se naquele momento o ministro entendeu que os diplomatas venezuelanos não podiam sair do Brasil por causa da pandemia, hoje a situação é muito mais grave e delicada”, disse o parlamentar. “Neste momento, em situação dramática aqui e lá, nada justifica essa postura criminosa do governo brasileiro contra os diplomatas venezuelanos”, completou.r!

Pimenta ainda destacou que o país vizinho tem auxiliado o Brasil no combate à pandemia com o fornecimento de oxigênio para estados e municípios do Norte do país que estão desassistido pelo Governo Federal. Após garantir o apoio a Manaus e ao estado de Roraima, o a República Bolivariana foi acionada pelo Amapá nesta segunda-feira (22).

No domingo, o presidente Nicolás Maduro anunciou a adoção de um lockdown com o objetivo de frear a disseminação da variante brasileira e criticou Bolsonaro. “É alarmante ver a situação de todo o Brasil e a atitude irresponsável do presidente Jair Bolsonaro com o povo brasileiro. Estão no maior colapso. O Brasil se converteu na maior ameaça do mundo por culpa de Jair Bolsonaro. Em meio a um colapso, ao invés de pedir ajuda a diversos setores, a cientistas, médicos, ao mundo, o que ele fez? Enfrentou a quarentena, estimulou que a população não use máscaras. Não tem nem nome para isso”, declarou.

fonte:Revista Fórum - 23/03/2021 -09h

0 comentários:

Postar um comentário