quarta-feira, 28 de julho de 2021

Pesquisadora encontra carta de Bolsonaro em páginas neonazistas, diz site


Presidente Jair Bolsonaro é acusado de desmontar a comissãoIgo Estrela/Metrópoles

Enquanto fazia uma busca sobre a movimentação de grupos neonazistas no Brasil, a antropóloga Adriana Dias encontrou, por acaso, uma carta assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicada em sites do movimento neonazista, em 2004. “Vocês são a razão da existência do meu mandato”, diz trecho do conteúdo – mas não fica claro se a referência é aos integrantes dos sites ou o texto foi publicado apenas como referência a alguém de quem gostavam. A informação é do The Intercept Brasil.

Doutora em antropologia social, Dias já imprimiu milhares de páginas de dezenas de sites neonazistas em língua portuguesa – isso antes de derrubá-los para sempre. Sempre que encontra um desses sites, ela pede aos provedores para que o conteúdo seja tirado do ar. Antes, no entanto, imprime todas as páginas para arquivar em sua pesquisa e tê-los como prova.

“Eu abri em uma página aleatória e ali estava o nome de Jair Bolsonaro”, disse ao The Intercept.

econac-printeconac-print

Três sites diferentes de neonazistas trazem um banner com a foto de Bolsonaro – com link que leva diretamente ao site que o político tinha na época – e uma carta em que o parlamentar afirmava: “Ao término de mais um ano de trabalho, dirijo-me aos prezados internautas com o propósito de desejar-lhes felicidades por ocasião das datas festivas que se aproximam, votos ostensivos aos familiares”.

E continuava: “Todo retorno que tenho dos comunicados se transforma em estímulo ao meu trabalho. Vocês são a razão da existência do meu mandato.”

A reportagem não conseguiu descobrir se Bolsonaro enviou a carta, via gabinete em Brasília, apenas para as pessoas que administravam os sites neonazistas.

Fonte: Metrópoles - 28/07/2021 22h:18min.

0 comentários:

Postar um comentário