terça-feira, 14 de maio de 2024

Petrobras diz que governo vai nomear Magda Chambriard para comandar a Estatal

Magda Chambriard

Magda Chambriard (Foto: Divulgação)


(Reuters) - A Petrobras informou nesta terça-feira que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia dizendo que Magda Chambriard será indicada para exercer os cargos de presidente-executiva e também integrante do conselho de administração, caso aprovado o encerramento antecipado do mandato do atual CEO, Jean Paul Prates.

A indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, afirmou a estatal em fato relevante.

A companhia anunciou mais cedo que Prates solicitou uma reunião do conselho para apreciar sua saída da companhia. A Petrobras não tinha de imediato informações sobre quando aconteceria a reunião do conselho.

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é natural do Rio de Janeiro, tem 67 anos e é graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química.

Magda ingressou na Petrobras em 1980 como engenheira estagiária. Em 2002, ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como assessora da diretoria.

A partir de 2008, foi aprovada em sabatina no Senado Federal para o cargo de diretora. Em março de 2012, Magda substituiu Haroldo Lima no cargo de diretora-geral.

A nova presidente da Petrobras é filha de Sérgio Raul de Barros Regina e Cândida Alves de Barros Regina. O pai dela foi advogado e professor de língua portuguesa. O sobrenome Chambriard vem do cirurgião Claude Jacques Chambriard, com quem foi casada.

Magda substitui Jean Paul Prates no comando da Petrobras. Ele foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta terça (14/5), que ingressou no cargo em janeiro de 2023.

Fonte: BRASIL 247 E METRÓPOLES - 14/05/2024

0 comentários:

Postar um comentário