segunda-feira, 22 de junho de 2026

DF: Gov. diz que nada justifica falta de atendimento a homem que morreu em UPA; Vídeo

                                             foto:reprodução



 A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), pronunciou-se novamente, nesta segunda-feira (22/6), durante agenda no Palácio do Buriti, sobre a morte de Vilmar Pereira da Silva, 49 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, no último sábado (20/6). Ela disse que o fato de o homem ser frequentador e “pernoitar” no local não justifica a falta de atendimento prestada.

Veja:

“Nós determinamos uma apuração rigorosa e imediata. Segundo relatos dos funcionários da UPA, o cidadão era uma pessoa em situação de rua, um frequentador assíduo, um senhor que estava lá, mas isso não justifica a falta de prestação de atendimento“, explicou Celina.

Segundo a governadora, a morte está sendo investigada também pela Polícia Civil do DF (PCDF) e por uma auditoria interna realizada pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF).

Também nesta segunda-feira, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante, prometeu adotar as medidas de necessárias para esclarecer a morte do homem, que estava sentado em uma cadeira de rodas na recepção quando faleceu. “Não admitiremos nem aceitaremos qualquer indício de omissão ou ausência de atendimento a qualquer cidadão que busque assistência em nossa rede de saúde“, afirmou Cavalcante pelo Instagram.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) disse estar “apurando as circunstâncias do óbito”. “A vítima, identificada como pessoa em situação de rua, não possuía ficha de atendimento aberta na unidade na data da ocorrência”, afirmou o instituto por meio de nota.

De acordo com o instituto, profissionais da UPA realizaram avaliação imediata e constataram a ausência de sinais vitais. “Em seguida, foram acionadas a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para os procedimentos legais. O Iges-DF permanece à disposição das autoridades para os esclarecimentos necessários“, encerrou a nota.

Últimas horas

Novas imagens obtidas pelo Metrópoles mostram as últimas horas de Vilmar Pereira da Silva, 49 anos, dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas.

Silva chegou à UPA em uma cadeira de rodas, às 21h14 de sexta-feira (19/6). Ele bebeu água e foi posicionado, por um vigilante, em um canto da sala de espera da unidade de saúde.

De acordo com as imagens, aproximadamente duas horas depois, ele foi ao banheiro. Na ocasião, às 23h07, ele estava sem a pulseira de identificação para atendimento.

Já durante a madrugada, aproximadamente às 2h40, o homem permanecia na cadeira de rodas. Aparentemente, Silva toma um líquido não identificado, às 2h43. Um minuto depois, às 2h44, o segurança se aproxima e fala com ele. Às 3h, Silva se cobre com o cobertor. Ao lado, três pessoas estavam dormindo nas cadeiras da UPA.


fonte:João Paulo Nunes/Metrópoles - 22/06/2026

0 comentários:

Postar um comentário