sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Bolsonaro cancela títulos de reconhecimento que havia concedido a dois pesquisadores

 

Bolsonaro cancela títulos de reconhecimento que havia concedido a pesquisadores
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou atrás e decidiu retirar a condecoração com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida nesta quarta-feira (4),  a dois médicos  já haviam sido atacados por apoiadores do seu governo.  Nesta quinta-feira (5), Bolsonaro anulou a admissão na classe de ‘comendador’ ao pesquisador Marcus Vinícius Guimarães Lacerda e também da ex-diretora da Fiocruz, Adele Schwartz Benzaken. 

 

Os títulos anulados por Bolsonaro através do Diário Oficial da União são concedidos para pesquisadores e entidades pelos conhecimentos sobre ciências da saúde. 

 

O médico Marcus Vinícius chegou a coordenar, em abril do ano passado, um estudo que não constatou benefícios no uso de altas doses de cloroquina em pacientes com um quadro grave da Covid-19. O oposto do que era defendido por Bolsonaro.

 

Conforme divulgou a Folha de S. Paulo, o pesquisador acabou se tornando alvo de ameaças de morte via redes sociais por apoiadores do presidente.

 

Já Adele Schwartz, foi demitida do cargo de diretora da entidade em 2019. Ainda de acordo com a Folha,  à época, o  afastamento teria sido motivado porque o departamento que dirigia, voltado a elaboração de políticas para prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis, havia elaborado uma cartilha voltada a homens trans. 


Fonte: BN -05/11/2021 18h42

0 comentários:

Postar um comentário