quinta-feira, 11 de julho de 2024

EUA: Joe Biden se confunde e chama presidente da Ucrânia de “Putin” em discurso


Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ouve Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em reunião

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ouve Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em reunião11/07/2024 REUTERS/Leah Millis


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se confundiu em um discurso na finalização da Cúpula da Otan, a aliança militar ocidental, nesta quinta-feira (11) e chamou Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, de “Putin”, presidente da Rússia.

Isso aconteceu quando Biden apresentou Zelensky ao público, afirmando: “e agora quero passar [a palavra] para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”.

O líder americano percebeu o erro e voltou ao púlpito para se corrigir.

“Presidente Putin? Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos que nos preocupar com isso”, afirmou, antes de cumprimentar Zelensky, que disse rindo: “Eu sou melhor”.

Havia 32 aliados e líderes estrangeiros no palco junto a Biden para anunciar apoio ao “Pacto da Ucrânia”.

A Rússia, comandada por Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, levando ao maior conflito entre nações na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, segundo chefes de Estado e especialistas.

Pressão contra candidatura

A confusão de Joe Biden acontece enquanto a pressão contra sua candidatura de reeleição aumenta ainda mais dentro do partido Democrata. O número de parlamentares que pediram pela desistência passa de dez.

Políticos e eleitores questionam a aptidão física e mental do presidente americano devido à idade avançada e um desempenho ruim no Debate da CNN, no qual aparentou dificuldade para falar e certa confusão.


fONTE:CNN  c/adaptações *com informações da CNN e da Reuters

0 comentários:

Postar um comentário