sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

"Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi" a nova obra do escritor Marielson Carvalho


(Foto: Divulgação)

O escritor Marielson Carvalho lançou ontem(3) o livro "Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi". A publicação da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), foi lançada no Espaço Cultural da Barroquinha, na Praça Castro Alves. A obra tem o patrocínio da Braskem e foi impressa em Vitopaper, tipo especial de papel produzido com plástico reciclado.

O livro ressalta os personagens das canções de Caymmi, conhecidas pela referência a pescadores, baianas, orixás, entre outros. “Não há na bibliografia sobre Dorival Caymmi um livro reunindo uma leitura sobre a composição desses personagens em suas canções, daí a minha curiosidade em conhecê-los mais”, disse o autor.
Caymmianos é fruto de cinco anos de pesquisas de Carvalho, que também é professor da Universidade do Estado da Bahia do Campus XVI -Irecê, e traça dez perfis de personagens variados com base em uma recorrência de figuras conhecidas na obra do músico. 

Além de personagens originais, inspirados em homens e mulheres reais, como João Valentão e Mãe Menininha do Gantois, são encontrado ainda personagens de ficção, como Gabriela e Tereza Batista, de Jorge Amado, recriados por Caymmi para trilhas sonoras de minisséries e novelas adaptadas dos romances do escritor e amigo. 

A publicação é ilustrada por artistas plásticos e visuais como Juarez Paraíso, Juraci Dórea e Hirosuke Kitamura. Há ainda traços do próprio homenageado. “Caymmi também foi pintor e alguns desses personagens foram desenhados e pintados por ele, o que mostra a inventividade do artista também nas artes plásticas”, ressalta o escritor. 

Durante o lançamento, foi  realizado um bate-papo com o Marielson Carvalho, seguido de sessão de autógrafos e de um pocket show com os músicos Cláudia Cunha e Carlos Barros, que irão interpretar canções do cantor e compositor baiano que inspiraram a obra.


Fonte:Correio c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário